Rio vai vacinar pessoas com comorbidades; saiba quais documentos serão exigidos

Rio vai vacinar pessoas com comorbidades; saiba quais documentos serão exigidos

O calendário prevê a imunização de pessoas com comorbidades de acordo com as faixas etárias Foto: Alessandra Nogueira O calendário prevê a imunização de pessoas com comorbidades de acordo com as faixas etárias

Depois de ter dado início nesta terça-feira, dia 20, à vacinação de grávidas com comorbidades, a Prefeitura do Rio anunciou que todas as outras pessoas que tenham doenças prévias — previstas em lista da Secretaria municipal de Saúde — vão começar a ser imunizadas contra a Covid-19 na próxima segunda-feira, dia 26, em 250 postos na capital.

A campanha desse grupo prioritário começará por mulheres com 59 anos. Na terça-feira, dia 27, será a vez dos homens que tenham comorbidades com 59 anos ou mais.

O calendário prevê a imunização de pessoas com comorbidades de acordo com as faixas etárias. A pessoa deverá apresentar documento original de identificação com foto e atestado médico comprovando a comorbidade que agrave o quadro de Covid-19. Este deverá conter QR Code para validação de autenticidade ou ser original. Na ausência desse documento, serão aceitas as três últimas receitas com a prescrição de remédios compatíveis com a comorbidade, emitidos nos últimos seis meses, ou laudos de exames de diagnóstico.

Essa etapa da campanha no Rio também inclui outros grupos prioritários, como pessoas com deficiências permanentes e trabalhadores de serviços essenciais com menos de 60 anos, como profissionais de saúde, da educação, de serviços de limpeza urbana, policiais civis e militares, guardas municipais e agentes penitenciários. Para ser atendido, é importante portar documentos que comprovem a condição médica ou o vínculo empregatício, é necessário estar na ativa, o que deve ficar constatado pelos três últimos contracheques ou por declaração feita pela instituição em que a pessoa trabalha — esse documento ficará retido no posto.

Você viu?

Lista de doenças prévias

Na última segunda-feira, o prefeito Eduardo Paes (DEM) assinou um decreto que estabelece quais são as doenças consideradas comorbidades para ter prioridade na vacinação, como diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, cardiopatias e obesidade mórbida. A lista completa pode ser conferida no decreto municipal 48.761. Mesquita, na Baixada Fluminense, Niterói, Itaguaí e Maricá também vão iniciar a imunização de pessoas com comorbidades.

Fonte: SAUDE.IG.COM.BR