Doença na gengiva pode facilitar a infecção por Covid-19; entenda

Doença na gengiva pode facilitar a infecção por Covid 19; entenda

Doença na gengiva pode facilitar a infecção por Covid 19; entenda shutterstock Doença na gengiva pode facilitar a infecção por Covid-19; entenda

O vírus causador da Covid-19 pode se instalar mais facilmente no corpo de pessoas que têm placa dentária ou gengivite, aponta um estudo publicado, nesta última terça-feira (20), no Jornal de Medicina Oral e Pesquisa Odontológica.

Uma equipe de pesquisadores do Reino Unido, África do Sul e Estados Unidos descobriu que altas concentrações do vírus se movem da saliva para os pulmões de pessoas com doenças na gengiva. Segundo o artigo, os vasos sanguíneos dos pulmões, ao invés das vias aéreas, são afetados inicialmente na Covid-19.

Segundo a pesquisa, o vírus passaria pelas veias do pescoço e do tórax, alcançando o coração antes de ser bombeado para as artérias pulmonares e pequenos vasos na base e periferia do pulmão.

“As doenças gengivais deixam as gengivas mais vazadas, permitindo que os micro-organismos entrem no sangue. Medidas simples, como escovação cuidadosa e escovação interdental para reduzir o acúmulo de placa bacteriana, juntamente com enxaguatórios bucais específicos ou mesmo enxágue com água salgada para reduzir a inflamação gengival, podem ajudar a diminuir a concentração do vírus na saliva e ajudam a mitigar o desenvolvimento de doenças pulmonares, além de reduzir o risco de evolução para covid-19 grave”, afirmou o coautor do estudo Iain Chapple.

Fonte: SAUDE.IG.COM.BR