CIA diz que versão sobre Covid ter vazado de laboratório não pode ser descartada

CIA diz que versão sobre Covid ter vazado de laboratório não pode ser descartada

Apesar disso, não foram apresentados indícios de que a Covid 19 pode ter vazado de laboratório Foto: Reprodução: ACidade ON Apesar disso, não foram apresentados indícios de que a Covid-19 pode ter vazado de laboratório

Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um extenso relatório sobre uma i nvestigação feita em Wuhan, primeira cidade onde o coronavírus foi registrado, para tentar descobrir a origem da doença. A conclusão foi de que provavelmente o vírus passou de um animal para um humano. Agora, a Agência de Inteligência dos EUA (CIA) disse que a possibilidade da Covid-19 ter vazado de um laboratório não pode ser descartada.

A Diretora de Inteligência, Avril Haines, e o Diretor da CIA, William Burns, afirmaram na última quinta-feira (15) que o órgão ainda estava investigando essa chance. “Do nosso ponto de vista, simplesmente não sabemos onde, quando e como o coronavírus foi transmitido inicialmente. Temos duas teorias plausíveis nas quais estamos trabalhando”, disse Haines.

“Uma delas é que foi a Covid-19 ter vazado de laboratório e a outra é que surgiu naturalmente do contato humano com animais infectados”, destacou a diretora da CIA. No relatório da OMS, a organização trata um vazamento como “extremamente improvável”.

Você viu?

Covid-19 pode ter vazado de laboratório?

“Acho que neste momento, como disse o diretor Haines, isso é algo que ainda estamos analisando, com o benefício de todas as várias fontes que a comunidade de inteligência pode trazer para suportar”, disse Burns em conversa com um deputado dos EUA. “Não fazemos a avaliação que o relatório da OMS fez (que é ‘extremamente improvável’) essa não é a nossa avaliação”, completou Haines.

“O que está claro para nós e nossos especialistas é que os líderes chineses não foram totalmente francos nem transparentes em sua cooperação”, finalizou. A investigação da OMS enfrentou resistência dentro da própria entidade. O presidente Tedros Adhanom disse que não foram feitas pesquisas suficientes e que o caso ainda precisa de mais estudos antes de algo ser concluído.

Apesar disso, não foram apresentados indícios de que a Covid-19 pode ter vazado de laboratório. A comunidade científica também rechaça a possibilidade até o momento. Ainda é incerto se novas investigações vão ser realizadas pela OMS.

Via Gizmodo

Fonte: SAUDE.IG.COM.BR