Primeiras doses da vacina da Pfizer devem chegar ao Brasil no dia 29 de abril

Primeiras doses da vacina da Pfizer devem chegar ao Brasil no dia 29 de abril

Foto: Reprodução/Twitter No total, o governo brasileiro tem a previsão da Pfizer de entrega de 15,5 milhões de doses para os meses de abril, maio e junho

O Ministério da Saúde anunciou que as primeiras doses da vacina da  Pfizer/BioNTech chegam ao Brasil no próximo dia 29 de abril. De acordo com informações da GloboNews, essa será a primeira remessa e contará com 1 milhão de doses do imunizante contra a Covid-19.

A carga deve ser recepcionada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e autoridades e o carregamento virá de uma da fábrica da farmacêutica na Bélgica.

Governo negociou antecipação

Na última quarta-feira (14), o ministro Marcelo Queiroga, anunciou  a antecipação da entrega de 2 milhões de doses da vacina da Pfizer ao Brasil. Com a antecipação, devem chegar ao país 15,5 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 até junho. O governo tem contrato para compra de 100 milhões de doses da vacina.

Você viu?

A vacina da Pfier é a única que tem o registro definitivo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso contra a Covid-19 no Brasil. Segundo a agência, os estudos e testes clínicos mostraram a “segurança, qualidade e eficácia” do imunizante.

Pfizer diz que ofereceu proposta para Brasil comprar vacinas em agosto

A negociação com a Pfizer poderia ter iniciado em agosto de 2020, quando a farmacêutica ofereceu ao governo federal 70 milhões de doses, com entrega a partir de dezembro daquele ano. Porém, o presidente Jair Bolsonaro exigiu da empresa um termo de responsabilidade por eventuais efeitos colaterais da vacina e recusou a proposta.

“Vale reforçar que a Pfizer encaminhou três propostas para o governo brasileiro, para uma possível aquisição de 70 milhões de doses de sua vacina, sendo que a primeira proposta foi encaminhada pela companhia em 15 de agosto de 2020 e considerava um quantitativo para entrega a partir de dezembro de 2020”, diz a empresa em nota enviada à imprensa em janeiro deste ano.

Eficácia do imunizante

Um estudo sobre a vacina Pfizer/BioNTech, realizado em Israel, mostrou que o imunizante é altamente eficaz na prevenção da Covid-19. De acordo com a pesquisa, a vacina reduziu os casos sintomáticos da doença em 94% de todas as faixas etárias, uma semana após a aplicação da segunda dose.

O imunizante também diminuiu em 92% o risco de se desenvolver um caso grave da doença e em 87% as hospitalizações.

Atualmente, o Brasil tem duas vacinas contra a Covid-19 sendo aplicadas na popupação, a CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e a vacina da Universidade de Oxford/AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz.

Fonte: SAUDE.IG.COM.BR