Caique LeitteDra. Erica Belon
A competitividade das empresas modernas passa cada vez mais pelo cuidado com a saúde emocional de seus colaboradores. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), globalmente, 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos todos os anos devido à depressão e à ansiedade, resultando em um prejuízo de US$1 trilhão por ano em produtividade. Esses números evidenciam a urgência de soluções que integrem ciência e gestão de pessoas.
A Dra. Érica Belon, especialista em Administração e Neurociência, explicou à coluna que, por décadas, as empresas atuaram de forma reativa, oferecendo suporte apenas quando o colaborador já estava em crise. “Hoje, a ciência mostra que é possível identificar sinais antes que se tornem problemas graves. A neurociência revela que a linguagem é um biomarcador. Pela forma como nos comunicamos, é possível detectar padrões ligados ao bem-estar emocional”, afirma.
Gestão humanizada e liderança inteligente em prol da saúde
Segundo a especialista, líderes que entendem esses processos podem criar ambientes mais saudáveis e produtivos, prevenindo crises emocionais e fortalecendo a performance das equipes. “O equilíbrio entre conhecimento técnico e inteligência emocional é o que diferencia empresas que lideram de empresas que apenas sobrevivem”, completa.
A Dra. Belon também destaca a transformação do setor de Recursos Humanos em um centro estratégico. Com dados e indicadores científicos, o RH pode atuar preventivamente, proteger o maior ativo da organização (as pessoas) e fortalecer o engajamento e a inovação dentro das equipes.
Erica finaliza afirmando que empresas que buscam se destacar em mercados cada vez mais competitivos, unir neurociência e gestão emocional não é apenas uma tendência, é uma necessidade estratégica.
Quem é Dra. Érica Belon?
Dra. Érica Belon é neurocientista, doutora em Administração, MBA Internacional em Gestão Empresarial, consultora de negócios e especialista em comportamento organizacional. Autora e palestrante, atua há mais de 35 anos na formação de lideranças e equipes de alta performance no Brasil e no exterior. Também é idealizadora do método “Tríade da Liderança” e ministra treinamentos corporativos com base em neurociência.
Fonte: SAUDE.IG.COM.BR

