IAFogos de artifício podem atingir níveis de ruído prejudiciais à audição e causar danos imediatos aos ouvidos, alertam especialistas
Os fogos de artifício são presença quase garantida nas festas de fim de ano, mas o barulho das explosões pode representar um risco para a saúde auditiva. Em poucos segundos, sons muito intensos são capazes de afetar os ouvidos e provocar danos que nem sempre são reversíveis, alertam especialistas.
De acordo com o site Essencial Aparelhos Auditivos, fogos e rojões podem ultrapassar facilmente os 120 decibéis e, em situações mais próximas, chegar a 150 decibéis. Para se ter uma ideia, o nível considerado seguro para a audição humana é de até 85 decibéis. Acima disso, mesmo uma exposição rápida já pode provocar lesões.
Fique atento aos sinais
Quando o ouvido é exposto de forma repentina a sons tão intensos, os efeitos podem ir de uma perda auditiva temporária a danos permanentes. Entre os sinais mais comuns estão:
O zumbido costuma ser o primeiro aviso de que algo não vai bem. Embora muitas vezes seja passageiro, ele causa incômodo e pode interferir na qualidade de vida. Em casos mais graves, o impacto sonoro pode levar à chamada surdez súbita, que é a perda rápida e inesperada da audição, geralmente em apenas um dos ouvidos.
Outros sintomas também incluem:
Dicas para se proteger
Para diminuir os riscos, especialistas orientam medidas simples: usar protetores auriculares ajuda a reduzir a intensidade do som, assim como manter distância da explosão dos fogos. A recomendação é ficar a pelo menos 15 metros do local e aumentar essa distância quando há crianças por perto.
ReproduçãoProtetores auriculares ajudam a reduzir a intensidade do som e proteger a audição durante a queima de fogos
Minha audição não está normal, e agora?
Se surgirem sintomas como perda repentina da audição, zumbido persistente, tontura ou dor nos ouvidos, a orientação é buscar atendimento médico o quanto antes. Procurar um otorrinolaringologista rapidamente pode fazer diferença na recuperação e evitar sequelas.
ReproduçãoAvaliação com otorrinolaringologista ajuda a identificar danos à audição causados por ruídos intensos
Quem prefere comemorar de forma mais segura pode apostar em alternativas como fogos silenciosos ou projeções visuais, que mantêm o clima de festa sem expor os ouvidos a níveis perigosos de ruído.
Fonte: SAUDE.IG.COM.BR

