Sorry, we couldn't find any posts. Please try a different search.

Pneumonia: o perigo para as crianças no Brasil

Pneumonia: o perigo para as crianças no Brasil

Reprodução/ ShutterstockPneumonia é a doença que mais mata crianças menores de cinco anos no mundo

A pneumonia é a principal causa de morte entre crianças menores de cinco anos no mundo. Segundo a Fiocruz, dados da Organização Mundial de Saúde ( OMS) revelam que o número de óbitos anuais por pneumonia supera os causados por Aids, malária e tuberculose juntos, sendo que mais de 99% desses casos ocorrem em países em desenvolvimento, como o Brasil.

O Ministério da Saúde aponta que a mortalidade infantil por pneumonia está ligada principalmente a fatores como pobreza, desnutrição, falta de acesso a água potável e saneamento básico, poluição do ar, tanto interna quanto externa, e a dificuldade de acesso a serviços de saúde.

Ainda segundo o órgão, a poluição do ar é responsável por cerca de metade das mortes por pneumonia infantil, sendo mais fatal em ambientes fechados do que em ambientes externos. Atualmente, cerca de 2 bilhões de crianças vivem em regiões onde a poluição do ar ultrapassa os limites recomendados pelas diretrizes internacionais.

A pneumonia é a doença infecciosa que mais mata crianças no mundo, com mais de 700 mil óbitos anuais de menores de 5 anos, o que equivale a aproximadamente 2 mil mortes diárias, ou uma a cada 43 segundos. Desse total, 190 mil vítimas são recém-nascidos.

No Brasil, 11% das mortes de crianças com menos de um ano e 13% das mortes entre 1 e 4 anos são causadas por pneumonia.


O que é a pneumonia?

A pneumonia é uma doença inflamatória aguda  causada por vírus, bactérias, fungos ou pela inalação de produtos tóxicos que comprometem os pulmões. A gravidade da doença depende, principalmente, da patogenicidade do agente causador e das condições clínicas do doente.

A doença pode ser transmitida pelo ar, pela saliva, por secreções e até por transfusão de sangue. No inverno, as mudanças bruscas de temperatura também favorecem a infecção, pois prejudicam a ação dos pelos do nariz, responsáveis por filtrar o ar inalado, aumentando a exposição do organismo aos micro-organismos causadores da enfermidade.

Entretanto, segundo a Federação Brasileira de Hospitais ( FBH), a maioria dos casos tem origem viral, com destaque para o vírus sincicial respiratório e outras viroses. A doença também pode ser uma complicação de condições como bronquite, gripes, resfriados, varicela, sarampo, coronavírus, além de ser causada por bactérias, sinusites e outras infecções.

Em crianças, a pneumonia pode afetar desde os bebês com menos de um ano, especialmente aqueles que começam a frequentar creches, até crianças mais velhas, que passam longos períodos com diferentes cuidadores, muitas vezes sem um acompanhamento adequado por parte dos pais.

Sintomas

Reprodução/ PexelsCriança sendo examinada


Os principais sintomas incluem:

Tratamento 

O tratamento da pneumonia varia conforme o agente causador da infecção. Nos casos de origem bacteriana, é indicado o uso de antibióticos. 

É recomendado a realização de exames clínicos, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax para o diagnóstico definitivo.  

Quando a doença é provocada por vírus, o cuidado costuma ser direcionado ao alívio dos sintomas, como febre e dor, embora em situações mais graves possa haver a necessidade de medicamentos antivirais. Já as pneumonias causadas por fungos exigem terapias específicas.

É importante ressaltar que a falta de diagnóstico e tratamento adequados pode levar à evolução do quadro, com risco de complicações graves e até óbito.

Fatores de risco

Formas de prevenção

ReproduçãoA imunização antipneumocócita é fundamental para a prevenção da doença

A prevenção da doença envolve medidas simples e eficazes, como a higienização frequente das mãos, a não exposição ao tabaco e ao álcool, a redução do contato em aglomerações e a manutenção do calendário vacinal em dia. Além da vacina contra a gripe, a imunização antipneumocócica é fundamental para prevenir pneumonias causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae.

Mesmo nos casos em que ocorre a infecção, a vacinação contribui para quadros mais leves, reduz o risco de complicações graves e diminui a mortalidade associada a esse tipo específico de pneumonia.

Entre os grupos prioritários para receber a vacina estão pessoas com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas, indivíduos com imunidade comprometida, gestantes, moradores de instituições de longa permanência, profissionais de saúde, cuidadores de crianças, populações indígenas, pessoas privadas de liberdade, fumantes e indivíduos com asma.

Fonte: SAUDE.IG.COM.BR

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso

WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

FXSuperCach pc