Sorry, we couldn't find any posts. Please try a different search.

O samba é o condutor de nossa história

O samba é o condutor de nossa história

Instagram/@neguinhodabeijafloroficialNeguinho da Beija-Flor celebra título

Inspirada por um depoimento palpitante de Neguinho da Beija-Flor, o maior intérprete da Marquês de Sapucaí, trago essa conversa por aqui. O cantor e compositor desferiu: “O dia 14 de maio foi o pior dia da nossa história”.

A lei n. 3.353, de 13 de maio de 1888, talvez seja o mais breve ato legal da história do Brasil. A Lei Áurea, com o é conhecida, possui apenas dois artigos: “Art. 1º É declarada extinta, desde a data desta Lei, a escravidão no Brasil e Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.”

Com isso, puseram fim a quase quatro séculos de escravidão no Brasil, trabalho cativo que data do início do século XIX e que demorou quase 80 anos para acabar.

A grade dama do samba brasileiro, Dona Ivone Lara, já escreveu: negro é uma cor de respeito, negro é inspiração, negro é silêncio, é luto, negro é a solidão, negro que já foi escravo, negro é a voz da verdade, negro é destino, amor, negro também é saudade”. Imagina você ter autonomia, casa, história e tudo se acabar porque alguém teve a ideia de usá-lo como mão-de-obra barata em outro continente, bem distante de suas raízes. Os africanos escravizados eram obtidos pelos traficantes por meio de emboscadas realizadas no interior do continente africano. A maioria vinha para o Brasil em porões de embarcações que que saíram de Luanda, na Angola, trazendo até 500 pessoas. Nos primeiros dias da viagem, eram extremamente mal alimentados e isso acontecia com o propósito de diminuir a possibilidade de eles se rebelarem.

Mas foram eles que nos ensinaram sobre resistência, solidariedade, amor e criatividade. Como disse também Neguinho da Beija-flor, a escravidão mudou de forma, pois quem foi liberto, não recebeu condições para viver dignamente no dia seguinte ao 13 de maio. “Viramos escravos de novo, dessa vez para conseguir um prato de comida”. E dessa dor, nasceu uma manifestação cultural que se tornou a identidade do povo dessa terra, o samba. No século XX, saiu das comunidades e ganhou popularidade, especialmente no Carnaval carioca, com o surgimento das escolas de samba, até se tornar um símbolo nacional. Hoje, o samba é um patrimônio cultural.

Na música “Saudade de muita gente” a arte eterniza o lembrete: “O samba tem as suas referências, quando a voz da consciência lembra de quem fez história. Aplausos pro sambista de raiz, que deixou a diretriz pros sambistas de agora”. Cita vozes de artistas com o Aniceto, Candeia, João Nogueira, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Haroldo Melodia, Monarco, Roberto Ribeiro e tantos mais.

Vozes essas que se tornaram expressão desse grito por justiça, por igualdade, por representatividade, que mesmo depois de tantos anos ainda são necessárias. Em pleno 2026 a clareza da história ainda não foi para as salas de aula, há quem acredite que apenas “dar o peixe” é forma de reparação, quando o melhor mesmo é ensinar a pescar. E sinceramente, não entendo quem se acha superior apenas por sua aparência, quando sabemos que “o essencial é invisível aos olhos”.

Expresso aqui minha gratidão por tantos ensinamentos sobre coragem, de quem conseguiu gritar por quem foi calado à força. Pode faltar entendimento histórico, mas jamais pode faltar o samba, que nos trouxe a realidade de um jeito único para explicar o que é empatia, respeito e alegria.

Fonte: SAUDE.IG.COM.BR

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso

WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

FXSuperCach pc