Sorry, we couldn't find any posts. Please try a different search.

Anvisa avalia decisão sobre novas canetas emagrecedoras

Anvisa avalia decisão sobre novas canetas emagrecedoras

Reprodução / FreepikCanetas emagrecedoras

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que deve se posicionar nas próximas semanas sobre a autorização para a comercialização, em farmácias, de dois medicamentos concorrentes do Ozempic e do Wegovy, canetas emagrecedoras produzidas pela Novo Nordisk, que utilizam a semaglutida como princípio ativo. As informações são do jornal O Tempo.

A patente da substância expira em 20 de março e até o momento, não há medicamentos concorrentes com registro aprovado pela Anvisa no Brasil. Além disso, não há garantia de que os dois pedidos em análise serão autorizados, já que o órgão regulador pode solicitar informações adicionais ou até indeferir o processo, como ocorre em alguns casos.

Segundo a Anvisa, as solicitações se encontram na fase final de avaliação interna, etapa que antecede as primeiras manifestações oficiais. Um dos produtos analisados pertence à EMS, único laboratório nacional que já comercializa canetas para emagrecimento de gerações anteriores, à base de liraglutida, concorrentes dos medicamentos Saxenda e Victoza.

O outro pedido em estágio avançado foi inicialmente apresentado pela Momenta, empresa do grupo Eurofarma, que informou ter transferido o processo para a Ávita Care. A Eurofarma já está presente no mercado de medicamentos para perda de peso, após firmar, em 2025, uma parceria com a Novo Nordisk para a distribuição do Poviztra e do Extensior, ambos à base de semaglutida.


O que são as canetas emagrecedoras?

Reprodução/ ShutterstockO que são as canetas emagrecedoras?

Conhecidas popularmente como “canetas emagrecedoras”, esses medicamentos atuam como agonistas do receptor  GLP-1, um hormônio produzido pelo intestino e responsável por regular a glicose no sangue e estimular a sensação de saciedade.

As canetas são indicadas principalmente para o tratamento de pacientes com diabetes tipo 2, hipertensão e aqueles diagnosticados com obsedidade. Segundo orientações da Anvisa, o uso do medicamento deve ser realizado exclusivamente conforme as indicações aprovadas em bula e sob prescrição e acompanhamento de um profissional habilitado.  

Entre os fármacos mais conhecidos está a liraglutida, comercializada como Saxenda, que foi a primeira a receber aprovação específica para o tratamento da obesidade. Ela atua como agonista do receptor GLP-1, estimulando mecanismos do organismo relacionados ao controle do apetite e da digestão.

A semaglutida, vendida sob os nomes Ozempic e Wegovy, que também age no receptor GLP-1, mas apresenta diferenças na aplicação e efeitos prolongados.

E a tirzepatida, comercializada como Mounjaro, que atua de maneira dupla, estimulando tanto o receptor GLP-1 quanto o GIP. A ação combinada potencializa a sensação de saciedade e o controle dos níveis de açúcar no sangue, a opção mais potente entre as canetas disponíveis.

Efeitos adversos

Reprodução/ FreepikEfeitos adversos provocados pelo medicamento

Apesar dos efeitos considerados quase milagrosos na perda de peso, as canetas emagrecedoras, quando utilizadas de forma inadequada ou sem acompanhamento médico, podem representar riscos graves à saúde.

Alguns estudos internacionais indicam riscos associados à interrupção do medicamento, além de apontarem possíveis efeitos adversos, como o aumento da ocorrência de queda de cabelo.

Nos últimos anos, a Anvisa vem emitindo alertas relacionados aos agonistas do GLP-1, apontando, por exemplo, o risco de aspiração pulmonar durante procedimentos anestésicos e a ocorrência rara de perda de visão associada ao uso da semaglutida.

Mais recentemente, o órgão regulador publicou um novo alerta sobre a possibilidade de pancreatite aguda  vinculada ao uso indevido desses medicamentos.

A agência ressalta que, embora esse risco já esteja descrito nas bulas aprovadas no Brasil, o número de notificações tem aumentado tanto no cenário internacional quanto no nacional, o que torna necessário reforçar as orientações de segurança.

A Anvisa também enfatiza que o uso indiscriminado e fora das indicações autorizadas, especialmente com finalidade estética e sem necessidade clínica, amplia a probabilidade de efeitos adversos e pode dificultar o reconhecimento precoce de complicações graves.

Fonte: SAUDE.IG.COM.BR

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso

WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

FXSuperCach pc