Grupo dá arma para cachorro robô e fabricante desaprova

Olhar Digital

Robô Spot, da Boston Dynamics Divulgação Robô Spot, da Boston Dynamics


Resumo


O grupo MSCHF criou uma espécie de jogo chamado “Spot’s Rampage”, que arma o robô homônimo da Boston Dynamics com uma pistola de paintball e permite que você o controle de forma remota por meio de um aplicativo de smartphone .

Você viu?

O robô em questão já protagonizou vídeos fazendo entregas, pastoreando ovelhas e até realizando uma coreografia de fim de ano  com seus congêneres, mas a ideia do MSCHF (cujo nome é uma brincadeira com a palavra “mischief”, ou “travessura”, na tradução literal) é expor as supostas habilidades de combate do Spot , para desespero da Boston Dynamics.

“O Spot é um míssil de empatia, criado na mesma forma do melhor amigo de um homem e direcionado especificamente ao nosso instinto de lutar ou correr”, disse o grupo. “Quando os robôs assassinos chegarem à América, eles estarão envoltos em pêlos e brincando com uma bola… Todos neste mundo dão uma única olhada no ‘fofinho’ do Spot e já percebem: essa coisa definitivamente será usada pela polícia e pelos militares para matar pessoas”.

Boston Dynamics desaprova ato

Evidentemente, a ação do MSCHF com o Spot não foi aprovada pela Boston Dynamics . Falando ao TechCrunch , a empresa de robótica pertencente ao grupo Hyundai disse que chegou a considerar apoiar o projeto, mas desistiu da ideia no instante em que “armas” foram mencionadas.

“Hoje [20], descobrimos que um grupo artístico está planejando um espetáculo para chamar atenção a um uso provocativo de nosso robô industrial, o Spot”, disse a empresa em um comunicado compartilhado pelo Twitter. “Para sermos claros, nós condenamos a representação de nossa tecnologia em qualquer forma que promova violência, perigo ou intimidação”.

O comunicado ainda finaliza dizendo que “a arte provocativa pode ajudar a incentivar discussões úteis sobre o papel da tecnologia em nossas vidas. Essa arte, porém, fundamentalmente não representa o Spot e como ele vem sendo usado para o benefício do nosso dia a dia”.

Alvo do grupo MSCHF, o Spot é possivelmente o robô mais popular da Boston Dynamics , e já está sendo oferecido comercialmente com preço sugerido de US$ 75 mil (R$ 407,64 mil na conversão direta).

Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR