Twitter proíbe anúncios com negacionismo climático

Bruno Ignacio Twitter

O Twitter informou que não permitirá mais em seu site anunciantes que estejam contrários ao consenso científico sobre as mudanças climáticas. O anúncio foi feito ontem, coincidindo com o Dia Internacional da Terra, e ocorreu pouco depois de a União Europeia firmar um novo acordo exigindo que as grandes empresas de tecnologia examinassem seus próprios sites mais detalhadamente, em busca de “discurso de ódio, desinformação e outros conteúdos nocivos”, segundo a Associated Press.

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“Os anúncios não devem prejudicar conversas importantes sobre a crise climática”, disse a empresa em comunicado, descrevendo sua nova política.

As medidas vão na esteira de ações adotadas por outras das chamadas “big techs” (grandes empresas de tecnologia da informação), como o Google, que já havia anunciado providência similar.

Segundo a AP, não houve indicação de que a mudança afetaria o que os usuários publicam na rede social, que, junto com o Facebook, tem sido alvo de grupos que buscam promover alegações enganosas sobre as mudanças climáticas. O Twitter disse que fornecerá mais informações nos próximos meses sobre como planeja oferecer “contexto confiável para as conversas climáticas” de seus usuários.

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Os relatórios do painel científico, apoiado pela ONU, sobre as causas e efeitos das mudanças climáticas fornecem a base às negociações internacionais para conter os efeitos adversos da ação humana no meio ambiente. 

A empresa já tem um tópico dedicado ao clima em seu site e entregou um documento durante a conferência climática da ONU, do ano passado, no qual afirma combater a desinformação em torno das mudanças climáticas. 

Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR