Instagram lança recurso que ajuda a encontrar crianças desaparecidas

Instagram lança recurso que ajuda a encontrar crianças desaparecidas

Divulgação/Instagram Instagram lança recurso para encontrar crianças desaparecidas

O aplicativo do Instagram ganhou um novo recurso para ajudar a encontrar crianças desaparecidas. Em parceria com organizações dos Estados Unidos, Reino Unido, México e Austrália, a plataforma mostrará alertas AMBER para notificar os usuários de uma determinada região sobre desaparecimentos infantis, exibindo informações que podem ajudar as autoridades. A novidade deve chegar em 25 países em breve.

A nova ferramenta vai funcionar assim: sempre que um alerta AMBER for emitido pelas autoridades e você estiver na área de cobertura, ele aparecerá no seu feed. O banner incluirá algumas informações importantes sobre a criança, como foto, descrição, local do desaparecimento e outros detalhes que podem ajudar a encontrá-la.

Tocando no banner, além das informações a respeito da criança, o aplicativo ainda exibe um botão que mostra o telefone das autoridades designadas ao caso e o site da organização parceira. Para aumentar o alcance e atingir mais pessoas, o Instagram também entrega uma opção de compartilhamento.

Os alertas serão enviados com base em alguns detalhes, como a cidade listada em seu perfil, endereço IP e serviços de localização (caso estejam ativados). Além disso, eles são raros e específicos de uma determinada área. Portanto, se um deles aparecer em seu feed, significa que realmente há uma busca ativa por uma criança desaparecida.

Nas próximas semanas, a novidade estará disponível nos seguintes países: Argentina, Austrália, Bélgica, Bulgária, Canadá, Equador, Grécia, Guatemala, Irlanda, Jamaica, Coreia, Lituânia, Luxemburgo, Malásia, Malta, México, Holanda, Nova Zelândia, Romênia, África do Sul, Taiwan, Ucrânia, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos.

Não há previsão de lançamento no Brasil, mas a plataforma vem trabalhando para levar o recurso para mais regiões no futuro.

Alerta AMBER já existe no Facebook

A emissão de um alerta AMBER em redes sociais não é uma coisa nova. Na verdade, esse recurso está disponível no Facebook desde 2015. Segundo a empresa, os alertas já ajudaram em centenas de casos de desaparecimento infantil nos Estados Unidos e em outros países.

Em 2020, por exemplo, um casal americano ajudou a resgatar Charlotte Moccia, de 11 anos, após visualizar um alerta AMBER no Facebook. Ou seja, essa ferramenta tem um papel importante no resgate de crianças desaparecidas.

Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR