Com chegada do 5G, 391 cidades brasileiras ainda não têm 4G

Com chegada do 5G, 391 cidades brasileiras ainda não têm 4G

Unsplash/Jenny Ueberberg 7% dos municípios brasileiros ainda não têm 4G

Na última semana, o 5G começou a funcionar no Brasilcomeçando pela cidade de Brasília. Embora a nova geração de internet esteja sendo implementada, o país ainda tem 391 municípios que sequer têm acesso ao 4G, número que representa 7% das cidades brasileiras.

Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e foram compilados pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel).

Atualmente, Minas Gerais é o estado com mais cidades sem conexão ao 4G: são 110 no total. Depois, vêm Rio Grande do Sul (61), Santa Catarina (53), Mato Grosso (24), Goiás (22) Paraná (21), São Paulo (15), Tocantins (14), Rio de Janeiro (14), Pernambuco (11), Mato Grosso do Sul (7), Ceará (6), Amazonas (6), Espírito Santo (4), Rio Grande do Norte (3), Rondônia (3), Piauí (3), Paraíba (3), Sergipe (2), Roraima (2), Pará (2), Amapá (2), Acre (1), Alagoas (1) e Bahia (1).

Até o final de setembro, o 5G deve estar presente em todas as capitais brasileiras, de acordo com o edital do leilão da tecnologia. Também segundo o mesmo documento, a implementação do 4G deve obrigatoriamente avançar.

Quandos as teles adquiriram a permissão para trafegar nas novas faixas de frequência que permitem a implementação do 5G, elas também se comprometeram com algumas responsabilidades, dentre elas levar o 4G a áreas desconectadas.

Segundo o edital, até dezembro de 2028, o Brasil deve estar completamente conectado ao 4G. Além disso, o 5G deve chegar a todas as cidades do país até dezembro de 2029.

Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR