Samsung planeja desconto em chips de 2 nm para competir com TSMC

Samsung planeja desconto em chips de 2 nm para competir com TSMC

Daniel Trefilio Samsung planeja desconto em chips de 2 nm para competir com TSMC

A Samsung pode estar planejando oferecer um desconto no preço de seus wafers de 2 nm com produção em larga escala prevista para 2025. Supostamente, a estratégia visa aumentar penetração no mercado de silício, atraindo potenciais clientes da TSMC .

Contudo, a sul-coreana ainda enfrenta dificuldades na taxa de aproveitamento dos wafers de 3 nm, principalmente devido à arquitetura de transistores Gates-All-Around, importante para viabilizar a redução de litografia . Segundo a analista Arisa Liu, do Instituto de Pesquisas Econômicas de Taiwan, mais que o rendimento baixo dos wafers, o maior problema é a inconsistência, com as taxas de aproveitamento variando muito entre lotes.

Mais do que reduzir preços

Ao que tudo indica, desde o meio de 2023 diversos relatórios e vazamentos de fontes da indústria vêm apontando que a própria TSMC está apresentando rendimentos abaixo de 70% . Pensando em volume de entregas dado o amplo portfólio de clientes da empresa, esses números não são considerados saudáveis para garantir boa vazão de chips.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Dessa forma, para a estratégia da Samsung de reduzir o preço dos seus wafers de 2 nm ser, de fato, efetiva, algumas condições precisam ser atendidas. A primeira delas é assegurar logo de saída que o rendimento dos novos wafers será suficiente para suprir a demanda de mercado, principalmente se a intenção é aumentar a carteira de clientes.

Em segundo lugar, é preciso contar que a própria TSMC não consiga solucionar esses mesmos problemas e também não adote um corte de preços, esta última sendo menos provável.

Isso porque o histórico de qualidade e estabilidade da TSMC acaba pesando bastante para clientes de longa data. Sendo assim, será necessário mais do que uma política agressiva de preços na próxima geração de silício para a Samsung conseguir abocanhar uma fatia de mercado que já conta com a tradição da TSMC em cumprir contratos.

🛒 Compre smartphones Android pelo melhor preço!

🛒 Compre memória RAM DDR5 pelo melhor preço!

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR