Adobe Lightroom ganha IA para remover objetos de fotos

Adobe Lightroom ganha IA para remover objetos de fotos

André Lourenti Magalhães Adobe Lightroom ganha IA para remover objetos de fotos

A Adobe lançou uma ferramenta para remover objetos no Lightroom para computadores, celulares e navegadores. O recurso, chamado de Generative Remove (“Remoção generativa”), usa a IA do Firefly para substituir elementos na tela e remover alguns itens inconvenientes da foto.

Para ativar a ferramenta, é necessário selecionar o objeto em destaque com um pincel e depois selecionar o comando para removê-lo: o app cria três amostras da imagem modificada e deixa o usuário escolher a opção mais adequada.

De acordo com a Adobe, o Generative Remove é a “ferramenta de remoção mais poderosa” já feita para o Lightroom, com a capacidade de remover objetos indesejados de “forma não destrutiva”, com apenas um clique e capaz de criar resultados em alta qualidade. A empresa informa que a IA consegue desempenhar um papel satisfatório em imagens complexas, como remover uma mancha de uma camisa estampada.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTubetodo dia tem vídeo novo para você!

Lightroom também ganhou ferramenta de desfoque

Além do removedor de objetos, o Lightroom recebeu uma nova ferramenta chamada Lens Blur (“Desfoque de Lente”, em tradução livre), indicada para transformar qualquer imagem num modo retrato com a ajuda de IA.

O recurso seleciona um objeto central e oferece a opção de desfocá-lo ou borrar o fundo. É possível usar alguns filtros definidos pelo app ou ajustar a intensidade do efeito manualmente.

Disponibilidade

O Generative Remove foi liberado para testadores do acesso antecipado do Lightroom em dispositivos móveis, computadores e na versão web. Quando o recurso for liberado a todo o público, as imagens modificadas receberão as Content Credentials (“Credenciais de conteúdo”, em tradução livre), informações adicionadas aos metadados que sinalizam o uso de IA generativa na edição.

O Lens Blur, por outro lado, já está disponível em qualquer versão do Lightroom.

Mais uma opção

O removedor de objetos por IA é uma função comum em vários editores, como Canva, Google Fotos e o Galaxy AI, da Samsung . Logo, era uma questão de tempo até aparecer nos softwares da Adobe.

No caso do Lightroom, a novidade pode ser muito útil para fotógrafos e profissionais de design que precisam tirar alguns itens da forma — é possível fazer isso e editar o arquivo diretamente pelo app, sem a necessidade de enviar o material a outra plataforma.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR