Sono “reinicia” o cérebro e reduz conexões neurais

Sono “reinicia” o cérebro e reduz conexões neurais

Fidel Forato Sono “reinicia” o cérebro e reduz conexões neurais

Durante as primeiras horas do sonodormir ativa o botão reset do cérebro. É algo bem próximo do que acontece com um computador ou dispositivo eletrônico, já que as conexões neurais perdem força e são reiniciadas, garantindo a boa funcionalidade no dia seguinte.

É o que defende uma equipe de pesquisadores da University College London (UCL), após analisar as sinapses cerebrais do peixe-zebra ( Danio rerio )enquanto dormiam e estavam acordados. Os dados foram publicados na revista Sleep Medicine Reviews .

Essas descobertas apoiam a hipótese da homeostase sináptica, na qual o sono é encarado como um importante mecanismo de reinicialização para a saúde geral do cérebro. Muito possivelmente, o mesmo processo ocorre nos cérebros humanos.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Cérebro no modo reset

“Quando estamos acordados, as conexões entre as células cerebrais ficam mais fortes e complexas. Se esta atividade continuasse intacta, seria energeticamente insustentável [ao longo dos dias e anos]”, explica Jason Rihel, professor da UCL e um dos autores do estudo, em nota.

“Muitas conexões ativas entre as células cerebrais podem impedir que novas conexões sejam feitas no dia seguinte”, limitando o poder do cérebro, acrescenta o pesquisador, enquanto revela a importância do botão reset no sistema nervoso.

Ao enfraquecer as conexões por um curto período de tempo, durante a noite, é possível garantir que o cérebro esteja preparado para, no dia seguinte, aprender coisas novas e estabelecer outras conexões.

No caso dos peixes, as células cerebrais tinham mais conexões cerebrais ativas durante o período de vigília do que durante o sono. Quando os animais eram privados de dormir, o número de conexões continuava a subir até que pudessem ser reinicializadas, com a chegada do sono.

Mistérios do sono

Até o momento, os autores descobriram apenas o que acontece nas primeiras horas do sono, que é a fase de reinicialização. No entanto, novas pesquisas devem investigar quais outros mecanismos entram em operação durante as fases restantes do descanso. Recentemente, outro estudo descobriu que o sono não está conectado com a eliminação de toxinas no cérebro, como já se pensou.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR