Black_Kira via Live ScienceNova tecnologia vai mudar a forma de consumir internet
Cientistas da Universidade de Pequim, na China, e da Universidade da Cidade de Hong Kong lançaram o primeiro chip 6G do mundo, com destaque para a altíssima velocidade de internet. O artigo apresentando o protótipo foi publicado na revista especializada Nature.
Segundo os desenvolvedores, a tecnologia de internet móvel é capaz de fornecer velocidade de conexão superior a 100 gigabits por segundo (Gbps). Em comparação, a tecnologia 5G, que atualmente é a mais desenvolvida, pode alcançar até 20 Gbps — cinco vezes menos.
Avanço tecnológico
Além da alta velocidade, o chip 6G deve contar com latência ultrabaixa (tempo de resposta do processador) e integração com modelos de inteligência artificial, para otimizar e gerenciar funções.
A nova tecnologia vai precisar operar em uma ampla gama de frequências, de 0,5 GHz a 115 GHz. O chip usa uma nova tecnologia que converte sinais sem fio em sinais ópticos. Esses sinais passam por osciladores especiais, que os transformam em sinais estáveis na frequência necessária.
Quando ficará disponível?
O chip divulgado é apenas um protótipo, nas versões iniciais. Ele mede apenas 11 mm de comprimento por 1,7 mm de largura, menor que um polegar, e pode ser desenvolvido para ser ainda mais potente.
“Nosso sistema proposto representa um passo significativo em direção a futuras redes sem fio de espectro total e omni-cenário”, afirmaram os autores no artigo, publicado no último dia 27.
Por demandar um novo sistema de redes, dispositivos e infraestruturas que suportem a tecnologia, que ainda não foi finalizada, a expectativa é de que fique disponível para uso apenas em 2030.
Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR