Reprodução/Wikimedia CommonsPane no Microsoft Azure derruba serviços.
Usuários de diversas partes do mundo enfrentaram instabilidades em serviços que dependem da Azure, plataforma de serviços em nuvem da Microsoft, nesta quarta-feira (29). A pane afetou serviços como o Outlook, Teams, Microsoft 365, além de sistemas de bancos, companhias aéreas e redes de varejo.
A Microsoft confirmou o erro por meio da página de status do Azure, informando que a interrupção começou por volta das 16h UTC (13h, horário de Brasília). Segundo o comunicado, o problema foi causado por uma alteração de configuração inadvertida.
A companhia suspendeu uma mudança nas configurações que causou a falha e voltou para uma versão anterior do sistema, mais estável, para restaurar os serviços afetados.
Segundo a empresa, os sistemas do Microsoft 365 já mostram sinais de melhora, mas alguns usuários ainda podem enfrentar lentidão ou instabilidade até que tudo volte ao normal. A companhia afirmou ainda que continuará monitorando os serviços por mais tempo para garantir que o problema foi totalmente resolvido e afirmam que fornecerão um cronograma de correção mais claro assim que possível.
A pane ocorre menos de dez dias depois de problemas semelhantes com a AWS, da Amazon, que também causou instabilidade em escala global, deixando centenas de aplicativos e sites fora do ar.
Na ocasião, cerca de 500 serviços online ficaram fora do ar como o Mercado Livre, Canva, o jogo Fortnite e o aplicativo Duolingo.
Segundo comunicado oficial da Amazon, a falha ocorreu em um data center localizado na Virgínia do Norte, nos Estados Unidos, e foi provocada por um erro de resolução de DNS do edpoint da API do o DynamoDB, serviço de banco de dados da AWS.
Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR

