Reprodução/ PixabayChatGPT deixará de estar disponível no WhatsApp a partir de 15 de janeiro de 2026
A OpenAI anunciou que o ChatGPT deixará de estar disponível no WhatsApp a partir de 15 de janeiro de 2026, em decorrência de uma mudança de política e dos termos da plataforma.
A decisão marca o fim de uma integração que expandiu o alcance do chatbot para milhões de usuários além do site oficial e dos aplicativos móveis.
Em comunicado publicado no Instagram, a empresa afirmou: “Embora tivéssemos preferido continuar atendendo você no WhatsApp, estamos focados em tornar a transição o mais fácil possível para todos os nossos usuários”.
A OpenAI também orientou os usuários a se prepararem para o encerramento.
“Recomendamos vincular sua conta em breve para manter seu histórico. Suas conversas do WhatsApp não serão transferidas automaticamente após 15 de janeiro de 2026. O WhatsApp não suporta exportações de bate-papo”diz parte do comunicado.
Até a data prevista, os usuários ainda poderão utilizar normalmente o ChatGPT no aplicativo.
Integração e parceria
O ChatGPT ainda está disponível no WhatsApp por meio de um programa experimental, chamado 1-800-ChatGPT, que permite interações por chamadas telefônicas ou mensagens dentro do próprio aplicativo.
A integração entre ambos é feita por meio da URL chatgpt.com/link/whatsapp, vinculando o número de telefone à conta da OpenAI e desbloqueando funcionalidades adicionais, como criação de imagens e histórico de conversas.
Com a nova política da Meta, esse acesso será encerrado em 2026, marcando o fim de um canal que ampliava a interação com a inteligência artificial de forma prática e direta.
A mudança reforça o controle da empresa sobre o uso de IA em seu ecossistema e destaca possíveis desafios do acesso aberto a ferramentas de inteligência artificial.
Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR

