Zulfugar Karimov/Unsplash YouTube
O YouTube apresentou instabilidade na noite desta quarta-feira (15), por volta das 20h, afetando usuários em diferentes partes do Brasil. O problema levou cerca de uma hora e meia até ser corrigido pela equipe da plataforma, que normalizou os serviços aproximadamente às 21h30.
A falha impediu o carregamento de vídeos no site e aplicativos para celulares, o que levou internautas a recorrerem ao X para relatar o problema e buscar informações sobre a queda.
Youtube/Reprodução Pronunciamento do Youtube
O site Downdetector, que identifica problemas em sites fora do ar, identificou quase 30 mil reclamações em meia hora, desde o início do problema.
Em nota oficial, a equipe do YouTube confirmou que está ciente do problema e investiga a causa.
“ Estamos cientes de que alguns de vocês estão enfrentando problemas para assistir vídeos no YouTube neste momento. Estamos investigando o problema e atualizaremos por aqui assim que tivermos novidades. Agradecemos muito pela paciência ”, informou a plataforma.
Às 21h30, após cerca de uma hora e meia de instabilidade, a plataforma retornou ao normal. ” Confirmo que este problema foi resolvido em todos os serviços do YouTube. Agradecemos novamente a paciência! “, informou a equipe.
Repercussão
O YouTube é conhecido por ser mais estável, com poucas quedas em comparação com outras plataformas como Instagram e WhatsApp. A instabilidade causou revolta de muitos usuários que chegaram a subir o termo “YouTube” entre os mais comentados, com 41,6 mil postagens.
As reclamações misturaram humor e confusão. “ Eu correndo para o Twitter para verificar se o YouTube está fora do ar ou é meu Wi-Fi ”, escreveu um internauta. Outro comentou: “ Quando o YouTube cai, mas ainda continua tendo anúncio ”.
Muitos relataram ter tentado várias soluções antes de perceber que o problema era geral. “ Desliguei os cinco adblocks, extensão de remover shorts e baixar vídeos achando que o YouTube tinha banido minha conta ”, disse um usuário.
Outros demonstraram frustração com o momento da queda. “ Não acredito que o YouTube caiu logo agora que eu ia jantar, pelo visto vou ter que morrer de fome ”, publicou um perfil. A situação foi semelhante para quem pensou estar enfrentando falhas na própria conexão : “ Liguei e desliguei várias vezes a internet achando que minha internet tava ruim, mas o YouTube simplesmente caiu do nada ”.
Fonte: TECNOLOGIA.IG.COM.BR

