Dicas para fazer uma viagem para curtir a natureza e fugir de aglomerações

mala de viagem

shutterstock Muitos brasileiros querem arrumar as malas e passar uns dias longe das cidades grandes

Pesquisas recentes indicam que os brasileiros querem voltar a viajar , entretanto, ainda estamos em uma pandemia e  aumento no números de casos de Covid-19  em diversas regiões do Brasil liga o sinal de alerta. 

Por isso, mesmo se a ideia for curtir uma folga ou as férias em família em locais com pouca aglomeração, é preciso cuidado. “Tem que pensar na viagem que você vai fazer antes de escolher. Deve escolher um destino que você vai poder ter momentos maravilhosos com a sua família, que sejam bons do começo ao fim, e depois também! Tem que levar em conta que é um situação global, não só local ou nacional. É uma coisa maior e não temos poder sobre isso”, comenta o turismólogo Tiago Lopes.

Destinos com contato com a natureza seguem como opções

Pesquisas mostram também que o  interior está em alta e que os brasileiros estão preferindo fazer viagens curtas, para destinos próximos às capitais . Destinos mais calmos, ligados à natureza, também estão sendo refúgios para quem vive nas grandes cidades.

“A minha sugestão para escolher o lugar é também buscar algo que seja próximo, que não precisa se locomover grandes distâncias para poder curtir o local, assim evita contato com muita gente até chegar ao destino . É importante escolher um lugar que seja de fácil acesso para a família”, fala Tiago.

Levando em conta esse cenário, o turismólogo traz uma lista de locais perto de São Paulo para quem busca áreas verdes e tranquilidade, longe de aglomerações. 

1. Paranapiacaba

Paranapiacaba Divulgação Além de fazer trilhas e ter contato com a natureza, visitar Paranapiacaba é quase uma viagem no tempo

O destino é um distrito do município de Santo André e surgiu em 1860, quando fizeram um acampamento para os trabalhadores que estavam construindo a primeira ferrovia do estado de São Paulo, ligando o porto de Santos até o interior.

“Visitar Paranapiacaba é como se fosse fazer uma viagem no tempo. Parece que você está na Inglaterra”, diz o turismólogo. “Além de construções históricas, cultura local e artesanatos, tem uma coisa fundamental que faz parte desse lugar que é poder se aventurar em trilhas em meio à Mata Atlântica ”, completa.

2. São Roque

São Roque Divulgação São Roque é um ótimo destino para uma viagem de casal

Um pouco mais distante, a cerca de 70 km da capital, fica São Roque, cidade conhecida por suas vinículas . Segundo o especialista em turismo, o destino ainda tem um tem um vasto patrimônio histórico, cultural e ecológico. 

Tiago também diz que São Roque é uma boa opção para quem está em uma viagem em um grupo de amigos ou a dois. Como dica, ele cita uma visita ao mirante do Morro do Cruzeiro, “que tem uma vista maravilhosa da região central de São Roque”. 

3. Boituva

boituva Reprodução Boituva é famosa pelos passeios de balão

Seguindo rumo ao interior, a sugestão de Tiago é passar uns dias em Boituva, a pouco mais de 120 km de São Paulo. “A cidade é um local muito interessante de se conhecer devido à cultura, a história e também por conta do famoso passeio de balão”, diz o turismólogo. 

Quem procura curtir áreas verdes vai gostar. “É um lugar que tem bastante natureza, chama bastante atenção. Um lugar ideal para você recarregar as energias, curtir uma comida gostosa do interior de São Paulo”, completa. 

Mais dicas de viagem

Para quem tomou a decisão de viajar, vale avaliar outros pontos e buscar respostas para essas perguntas, segundo Tiago:

Para isso, pesquise em sites confiáveis, converse com agentes de viagens e cheque todas as medidas de segurança tomadas pela hospedagem escolhida antes de colocar o pé na estrada. 

Além disso, mais uma dica do turismólogo é procurar pela hashtag do local no Instagram para você descobrir como está o ponto turístico no momento. 

Fonte: turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/2020-11-22/dicas-para-fazer-uma-viagem-para-curtir-a-natureza-e-fugir-de-aglomeracoes.html