Vai viajar de avião? Confira dicas de um comissário de bordo para se dar bem

Comissário de bordo viralizou na internet ao dar dicas especiais para viagens de avião

Reprodução/Twitter/@gabrielbeblo O comissário de bordo Gustavo Santos viralizou na internet ao dar dicas especiais para viagens de avião

Aind no começo do ano, o comissário de bordo Gabriel Santos , que trabalha em uma empresa de aviação do Oriente Médio e vive em Dubai, viralizou na internet ao dar dicas de  como se dar bem  durante uma viagem de avião. As dicas, como ele mesmo disse, são baseadas na aviação internacional, mas a maioria delas é aplicável aos voos domésticos também.

Todas as dicas foram compartilhadas numa thread no Twitter (uma sequência de posts sobre um determinado assunto ou história) que chegaram a quase 100 mil retuítes.

Leia também

Com a chegada das férias de verão, a expectativa em relação à vacina contra a Covid-19 e também pensando na reabertura de vários países para o turismo, separamos algumas das principais (e mais interessantes) dicas do comissário de bordo para aumentar o conforto no avião. 

O que você precisa para ter mais conforto na viagem de avião

1. Se estiver viajando em dupla, escolha os assentos da janela e corredor (deixando o meio vazio). A maioria das pessoas não gosta de escolher assento no meio e bem provável que fique vazio. Se tiver alguém, há grandes chances da pessoa aceitar trocar de lugar com você ou com seu amigo. 

2. Educadamente, verifique no check-in se é possível ter uma fileira vazia. Se forem com sua cara, eles bloqueiam os assentos ao seu lado para ninguém sentar ali.

3. Caso consiga uma fileira de três, junte os 3 travesseiros e enrole na 1ª coberta. Use a 2ª para forrar os assentos e a 3ª para cobrir. Assim você tem uma caminha.

A Reprodução/Twitter/@gabrielbeblo A “caminha” que o comissário sugeriu

4. Sempre se cadastre nos programas de fidelidade, mesmo que você não voe muito. Em voos overbooked, as pessoas afiliadas são sempre as primeiras a ganharem upgrade.

5. Coisas que influenciam sua chance de ganhar upgrade:

6. Preços de passagem variam MUITO e nem sempre comprar com antecedência é o ideal. Use sites como SkyScanner e MaxMilhas. Depois, compare com o site oficial da empresa para verificar se é o melhor.

7. Se for viajar com um bebê, mas ele já for maiorzinho, ao invés de escolher o assento da frente para berço (ele não vai caber), peça no check-in um assento livre para colocá-lo durante o voo.

8. Turbulência NÃO derruba avião . Mas pode te machucar se você não usar o cinto! Por isso, deixe ele sempre afivelado durante o voo, mesmo se o aviso estiver desligado. Existem turbulências as quais os pilotos não podem prever.

Exemplo do que pode ocorrer em turbulências inesperadas Reprodução/Twitter/@gabrielbeblo Exemplo do que pode ocorrer em turbulências inesperadas

9.maioria dos assentos na primeira fileira, aqueles com mais espaços para as pernas, tanto no Boeing quanto no Airbus (modelos de avião), não levantam o descanso de braço. Se você faz questão de ter mais espaço dos lados, não escolha esses assentos.

10. Quando você ouvir “tripulação cheque de portas” ou “prepare all doors and crosscheck” significa que todos os passageiros embarcaram. Nessa hora você pode mudar de assento pra qualquer um que você achar livre (exceto os que você deve pagar a mais).

11. Esse mesmo anúncio de cheque de portas significa, após o pouso, que as portas podem ser abertas, mas isso ainda leva um tempo. Geralmente de 3 a 5 minutos depois do anúncio. Até lá, aproveite o conforto do seu assento.

12. Se você e sua família tiverem assentos separados e o pessoal do check-in falar que “dentro do avião os comissários te ajudam a trocar”, não acredite! Se o avião estiver cheio, não tem nada que possamos fazer. Bata o pé antes de entrar no avião (com educação sempre).

13. Se possível, viaje com mochila ao invés de mala de mão. Além de leve e mais prático, você não corre o risco de o bagageiro do avião estar cheio e você ter que despachar.

14. Se for carregar o celular, dê preferência para usar a tomada ao invés da porta USB. A USB é muito mais lenta para carregar seu aparelho.

15. Não tente fumar ou fazer coisas indevidas no banheiro do avião. Os comissários sabem destravar a porta por fora.

16. A turbulência afeta mais a parte de trás do avião do que na frente . Se o sacolejo te incomoda ou te dá medo, não escolha sentar atrás.

17. Se você ou alguém da sua família não fala inglês e vai fazer um voo internacional, muitos sites disponibilizam o menu antecipadamente. Você pode fazer uma tradução online e levar consigo. 

18. Talvez uma das dicas mais importantes: leve um chocolatinho para a tripulação. É um certo suborno? Sim. Mas nem é pelo chocolate e, sim, pela consideração. Eu sempre levo e a tripulação de toda companhia me trata como rei!

Fonte: turismo.ig.com.br/manual-do-viajante/2020-12-09/vai-viajar-de-aviao-confira-dicas-de-um-comissario-de-bordo-para-se-dar-bem.html