Pé na estrada: mochileira dá dicas para mulheres que querem viajar sozinhas

Mayumi dá dicas para viajar sozinha

Divulgação Mayumi dá dicas para viajar sozinha


A editora de conteúdo Thais Mayume Carvalho Higa, 34 anos, já viajou sozinha por vários destinos do Brasil e do exterior, sempre no estilo mochilão . Natural de São Paulo, ela já visitou Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro , Ceará, Bahia, Maranhão, Pará, Distrito Federal e Tocantins. 

Em 2013, Higa foi passar um mês em Cuba. A experiência fez com que ela se animasse para conhecer outros países, como França, Alemanha, Espanha e Inglaterra. Em entrevista ao iG Turismo dá algumas dicas fundamentais para as mulheres que querem cair na estrada na própria companhia.




Você viu?

Seguro viagem

Antes de começar a pensar na viagem, é muito importante fazer um seguro antes de embarcar. Apesar de muitos acharem isso um gasto desnecessário, é melhor estar precavida, caso algo aconteça.

“Eu sempre faço seguro de viagem, é necessário. Um amigo meu não fez o seguro e viajou para França, teve um problema médico e ficou devendo mais de 20 mil euros. Ele nunca mais pode voltar lá”, brinca. 

Fazer um roteiro 

Além do seguro viagem, em todo novo destino é importante saber detalhes do local para onde você está indo. Os dias que os museus estão abertos e as atrações turísticas também. Por isso, é sempre bom pesquisar antes de embarcar. Mas, não precisa seguir à risca o roteiro! É só para te passar a segurança na hora.

“É bom você ter um planinho, mas precisa saber que, às vezes, ele pode dar errado. Se no dia você não estiver disposta ou quiser fazer outra coisa, você pode e não tem problema”, diz. 

Pesquisar a hospedagem 

Com o roteiro do destino pronto, outro tópico importante é o lugar que você vai ficar. Definir o lugar de viagem é importante, hotel, hostel, airbnb são algumas das opções. Higa recomenda conferir a avaliação dos lugares antes de fechar a hospedagem que cabe melhor no seu bolso.

“Eu sempre pesquiso se no hostel tem um quarto só para mulheres, ou, se vou alugar um lugar em outro país, prefiro que a host seja uma mulher também, passa mais segurança”, acrescenta. 

Contar com a ajuda das pessoas 

Uma das grandes vantagens de viajar sozinha, é a liberdade, você pode ir para onde quiser, na hora que quiser. Por estar sem ninguém, segundo a editora, você se sente mais disposto a conhecer a fundo a cultura local e novas pessoas que podem tornar a viagem ainda mais divertida.

“Quando fui para Berlim, uma amiga brasileira que é casada com um assessor de política alemão conseguiu que a gente conhecesse o parlamento do país. Conseguimos ver a cidade inteira de lá, e normalmente as visitas ao local  levam em torno de dois meses para serem aprovadas, é muita burocracia!”

Confira as dicas para viajar sozinha Divulgação Confira as dicas para viajar sozinha


Ir para lugares que você entende a língua

Higa conta que adora explorar novos lugares, essa é a parte que mais gosta das viagens nacionais e também internacionais. Uma dica que ela dá para as mochileiras de primeira viagem é quando for escolher o destino, optar por países que você fale a língua, já que fica mais fácil para pedir informações, socializar e saber as direções. Quando você estiver mais segura, pode se aventurar para lugares mais diferentes. 

Cuidados na hora de passear e pesquisar o destino 

Na hora que for passear para conhecer o país ou cidade nova, leve seus documentos, como RG ou passaporte, em uma doleira, que é um acessório para prender na cintura e levar objetos importantes de maneira discreta.

Por último, mas não menos importante, Mayumi dá a duas dicas primordiais para qualquer mulher mochileira: pesquisar o destino com antecedência. Existem países, como o Egito, que não são muito recomendáveis para mulheres irem desacompanhadas.

“Uma amiga minha foi com o marido e eles tiveram que voltar antes, porque ela estava sendo muito assediada pelos homens de lá, chegou ao ponto de perseguirem ela na rua”, conta. 

Fonte: TURISMO.IG.COM.BR