União Europeia estuda criar certificado de vacinação para ajudar o turismo

Grécia é um dos países que pressiona pela criação do certificado de vacinação

Pixabay/Reprodução Grécia é um dos países que pressiona pela criação do certificado de vacinação

Resumo

O turismo foi um dos setores econômicos mais afetados em todo o mundo por conta da pandemia da Covid-19 . Países que dependem da atividade enxergam uma luz no fim do túnel com a vacinação e a União Europeia estuda atá a criação de um certificado de vacinação para os cidadãos do bloco para ajudar a salvar o setor.

Segundo a agência Reuters, os líderes do bloco irão fechar o acordo nesta quinta-feira (25) para a criação do certificado. Países do sul do continente como a Grécia e a Espanha, que dependem do turismo e querem salvar a próxima temporada de verão, pressionam para a emissão dos certificados de vacinação, mas outras nações da UE são contra essa medida.

França e Alemanha são exemplos de países que estão relutantes com o certificado de vacinação. Autoridades francesas, país onde há um grande número de pessoas anti-vacina, argumenta que a medida pode ser discriminatória com pessoas que não podem ou não querem se vacinar e dizem que a emissão do certificado é uma ideia “prematura”.

Os líderes da UE estão trabalhando com órgão internacionais para definir detalhes do funcionamento do certificado, como o prazo de validade. Associação Internacional de Transporte Aéreo, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão envolvidas nesse processo.

Autoridades da União Europeia também analisam que apenas o certificado de vacinação não é uma medida segura para impedir o contágio da Covid-19. Ainda não há dados se pessoas vacinadas podem ser portadoras do novo coronavírus e transmiti-lo para quem ainda não foi imunizado.

Fonte: TURISMO.IG.COM.BR