União Europeia estuda autorizar entrada de turistas vacinados

União Europeia estuda autorizar entrada de turistas vacinados

União Europeia irá autorizar entrada de turistas vacinados Reprodução União Europeia irá autorizar entrada de turistas vacinados

A Comissão Europeia apresentou oficialmente a proposta de criação de um passaporte de vacinas na União Europeia que incluiria apenas as doses das quatro fabricantes já certificadas pelo bloco: AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Janssen.


Mas as negociações do bloco procuram permitir imunizantes como a CoronaVac, para que entrem na lista de doses válidas para um turista, numa decisão que dependeria de cada um dos 27 países do bloco.

A União Europeia negocia a criação de um documento que irá permitir que todas as pessoas vacinadas possam cruzar fronteiras internas no bloco, com o objetivo de salvar o verão e empregos relacionados ao turismo. 

Segundo a UE, o passaporte seria válido para todas as pessoas vacinadas com doses de produtos aprovados pela Agência de Medicamentos da UE. Porém, não estão as vacinas chinesas e nem a russa. 

Você viu?

O temor que se criou era de que, para brasileiros e milhões de pessoas que tomaram a vacina de empresas da China, as portas da UE fossem fechadas.

“A Comissão propõe permitir a entrada na UE por razões não essenciais não apenas para todas as pessoas provenientes de países com uma boa situação epidemiológica, mas também para todas as pessoas que receberam a última dose recomendada de uma vacina autorizada pela UE”, diz comunicado de Bruxelas.

Mas a UE deixa brecha para as vacinas de outras origens. Segundo ela, a autorização “poderia ser estendida às vacinas que tenham completado o processo de listagem de uso de emergência da OMS”. 

“Além disso, a Comissão propõe elevar, de acordo com a evolução da situação epidemiológica na UE, o limite relacionado ao número de novos casos COVID-19 utilizados para determinar uma lista de países dos quais todas as viagens devem ser permitidas”, explica.

Mas a UE afirma que quer estabelecer um novo mecanismo de “ferio de emergência” para suspender a entrada de nacionais de países caso variantes sejam identificadas. 

Regras de entrada

A proposta da União Europeia estabelece que os países do bloco devem permitir a viagem das pessoas que receberam, pelo menos 14 dias antes da chegada, a última dose de uma vacina autorizada pela UE.

“Os Estados-membros também poderiam estender isto àqueles vacinados com uma vacina que tenham completado o processo de listagem de uso de emergência da OMS”, recomenda.

Fonte: TURISMO.IG.COM.BR