Aluguel de motorhome: opção para viajar com segurança durante a pandemia

Aluguel de motorhome: opção para viajar com segurança durante a pandemia

Aluguel de motorhome é uma opção de turismo durante a pandemia Reprodução Aluguel de motorhome é uma opção de turismo durante a pandemia


Resumo

A pandemia do coronavírus tornou as viagens algo difícil de ser realizado. Seja de avião ou ônibus, entrar em um veículo com outros passageiros pode gerar pequenas aglomerações que facilitam a disseminação do vírus. Por este motivo, muitos turistas têm se rendido a uma forma antiga de cair na estrada em plena segurança: passeios de motorhomes.

Essas verdadeiras casas sobre quatro rodas são equipadas com cozinha, banheiro e dormitório, o que permite que uma família inteira se acomode dentro do veículo e permite que as longas viagens não sejam um sofrimento. O filme “Nomadland”, por exemplo, que levou três estatuetas no Oscar 2021 (Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz), conta a vida de nômades modernos, pessoas que decidiram deixar suas casas tradicionais para viver na estrada dentro de carros, vans ou ônibus.


Para quem não quer passar tanto perrengue e gosta de um certo conforto, é possível viajar dentro da própria casa alugando um motorhome. Em conversa com o iG Turismo, Paulo Zanin, sócio diretor da Pura Vida, empresa que aluga os veículos, explica que o primeiro passo é verificar o tamanho do carro, para ver se atende à capacidade de pessoas que vão viajar.

“Uma família com dois adultos e duas crianças, por exemplo, precisa de um veículo adequado”, explica. “Depois da escolha do motorhome, é preciso confirmar se ele estará disponível na data desejada. O próximo passo é enviar a documentação e elaborar o contrato. Por último, no dia da viagem, é realizado um treinamento detalhado e a empresa fornece um manual com todos os funcionamentos do carro”, completa. 

Precisa de uma classe especial na CNH?

Segundo Paulo, vai depender do tamanho, peso e capacidade do carro. “Para os furgões, geralmente é necessária a carteira B, ônibus e micro-ônibus carteiras C e D”.

Eu posso alugar um motorhome e ir para onde eu quiser no mundo?

“Geralmente, nós restringimos as viagens a alguns países. Priorizamos os países do Mercosul. Com exceção da Bolívia, que possui algumas leis que dificultam a viagem em carros de terceiros, ou seja, carros que não estejam no nome do motorista”, explica.

A empresa fornece algum seguro ou é preciso fazer um por conta própria?

“A empresa fornece dois tipos de seguros: do veículo, que está incluso nas diárias, e o seguro viagem, que é cobrado em viagens acima de sete dias. O seguro viagem está relacionado aos viajantes e o seguro veículo aos carros”, detalha.

Quais as principais vantagens de se alugar um motorhome?

“Em um motorhome temos carro, casa e restaurante, tudo no mesmo local. Há uma flexibilidade muito grande em horários, nós escolhemos onde parar, onde comer, escolhemos a que horas chegar e sair dos lugares. E ainda há o isolamento que se faz necessário durante a pandemia. Enfim, você é protagonista da sua própria viagem, não somos fadados a uma viagem tradicional, em que temos hora para entrar e sair. Voce escolhe”, explica.

Quanto custa alugar um motorhome?

“O valor das diárias depende do tamanho, modelo, ano de fabricação, equipamentos dentro do carro e capacidade. A diária pode variar entre uma média de R$ 600 e R$ 900”.

Você viu?

Fonte: TURISMO.IG.COM.BR