Retrospectiva 2021: destinos nacionais mais buscados pelos brasileiros

Retrospectiva 2021: destinos nacionais mais buscados pelos brasileiros

Rio de Janeiro é uma das cidades mais buscadas pelos brasileiros em 2021. Davi Costa / Unsplash Rio de Janeiro é uma das cidades mais buscadas pelos brasileiros em 2021.

Resumo

2021 foi um ano peculiar para o turismo nacional, principalmente por conta das medidas restritivas que muitas cidades impuseram aos visitantes. Com o início da campanha de vacinação, as regras ficaram menos rígidas e os turistas começaram a planejar viagens novamente. 

Segundo dados da plataforma Booking.com, o destino mais reservado pelos viajantes brasileiros em 2021 foi a cidade de São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro. As capitais Curitiba, Belo Horizonte e Salvador aparecem logo depois. 


São Paulo

Neste ano, a cidade de São Paulo foi a mais buscada pelos brasileiros. Thandy Yung / Unsplash Neste ano, a cidade de São Paulo foi a mais buscada pelos brasileiros.


A cidade de São Paulo é a mais populosa do Brasil e, em 2021, foi a mais buscada pelos turistas. Centro cultural e político do país, o município abriga diversas atrações, seja no ramo artístico, gastronômico ou de entretenimento.  Passear pelas ruas da capital paulista  é uma surpresa a cada esquina, por isso um planejamento prévio é muito importante. 

Para os amantes da natureza, o Parque Ibirapuera é o mais indicado para se aproveitar uma tarde. No local, turistas e moradores realizam piqueniques, caminhadas, atividades esportivas, vão a museus, concertos, shows e espetáculos teatrais.

A Avenida Paulista é o coração da cidade : movimentada e frenética, tem opções gratuitas de lazer, apresentações de artistas de rua, restaurantes e bares. 

Rio de Janeiro

Segundo a plataforma Booking.com, o Rio de Janeiro é a segunda cidade mais buscada pelos brasileiros. Unsplash Segundo a plataforma Booking.com, o Rio de Janeiro é a segunda cidade mais buscada pelos brasileiros.


O Rio de Janeiro é o principal destino turístico internacional do Brasil, recebendo cerca de 1,2 milhão de turistas anualmente. As belas praias e cenários montanhosos da cidade encantam visitantes do mundo inteiro, além, é claro, do clima receptivo e de festa que permeia o município. O  Cristo Redentor é sem dúvidas o maior símbolo da cidade, mas existem diversas outras atrações que valem a pena. 

Na Zona Sul do Rio de Janeiro, estão localizadas as praias mais populares entre os visitantes: Copacabana, Ipanema e Leblon. Deslumbrantes, elas já serviram como inspiração para canções e poesias, e sempre são procuradas para serem cenário de filmes, novelas e seriados. No morro do Corcovado, o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundorecebe milhares de visitantes todos os anos. Já o Bondinho do Pão de Açúcar, que une o morro homônimo ao Morro da Urca, foi o primeiro teleférico do Brasil e oferece uma visão de tirar o fôlego. 

Leia Também

Leia Também

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

Curitiba

Curitiba é a terceira cidade mais buscada pelos brasileiros em 2021. Gerson Klaina Curitiba é a terceira cidade mais buscada pelos brasileiros em 2021.


A capital do Paraná é referência em turismo sustentável e em inovações na área urbana. Repleta de parques e praças, a cidade convida o turista a curtir a estadia sem pressa e a aproveitar o clima agradável. Outro destaque de  Curitiba é a quantidade de opções gratuitas, o que torna a viagem mais barata. 

A principal marca do município é o Jardim Botânico: uma grandiosa estrutura de vidro, inspirada na arquitetura inglesa do século 19. São 245 m² de área, rodeado por jardins floridos e plantas típicas. O Parque Tanguá também é bastante requisitado por moradores e turistas, abrigando jardins, cachoeiras, lagos, túneis e um mirante. 

Belo Horizonte

A capital mineira foi uma das cidades mais buscadas pelos turistas em 2021. Reprodução A capital mineira foi uma das cidades mais buscadas pelos turistas em 2021.


Visitar Minas Gerais para muitos é sinônimo de boa comida, vida cultural agitada e a receptividade dos mineiros. Ainda que as cidades do interior tenham um forte apelo turístico, como as cidades históricas de Tiradentes e Ouro Pretoa capital  Belo Horizonte atrai diversos visitantes à procura de experiências únicas. 

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha é o grande cartão postal de BH, obra projetada por Oscar Niemeyer a mando do presidente Juscelino Kubitschek. O espaço reúne a Igreja de São Francisco, a Casa Kubitschek, a Casa do Baile, o Museu de Arte Moderna e o Iate Clube. Já o Circuito Cultural Praça da Liberdade carrega uma gama de variedades, como o Terraço Astronômico, o Planetário e Centro Cultural Banco do Brasil.

Salvador

Salvador foi a quinta cidade mais buscada pelos turistas em 2021. Reprodução Salvador foi a quinta cidade mais buscada pelos turistas em 2021.


A capital baiana foi a quinta cidade mais buscada pelos brasileiros em 2021.  Salvador é uma cidade alegre e colorida, conhecida pela religiosidade e gastronomia típica. Com inegável valor histórico, foi a primeira capital brasileira e, influenciada principalmente pela cultura africana, é um dos principais centros da cultura afro-brasileira no país.

É impossível visitar Salvador e não se encantar pelo centro histórico, recheado de edifícios coloniais, igrejas, museus e ateliês. Outras atrações como o Pelourinho, considerado patrimônio pela Unesco, o Elevador Lacerda, a Igreja e Convento de São Francisco e o Farol da Barra são igualmente admiráveis.

Fonte: TURISMO.IG.COM.BR