Carnaval fora de época atrai 53 mil turistas estrangeiros ao Brasil

Carnaval fora de época atrai 53 mil turistas estrangeiros ao Brasil

Divulgação/Liesa – 31.03.2022 Rio e São Paulo são cidades mais buscadas por turistas estrangeiros por desfiles das escolas de samba; na foto, Sambódromo da Marquês de Sapucaí

Dados da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), da Polícia Federal, apontam que o Brasil deve receber cerca de 53,4 mil turistas estrangeiros entre o período de 14 a 24 de abril, períodos condizentes com os feriados de Páscoa e Tiradentes. No caso deste último, está sendo celebrado o Carnaval 2022 com desfiles de escolas de samba, o que pode ter influenciado maior procura pelo Brasil e aumento do fluxo de voos internacionais.

Os Estados Unidos lideraram a emissão de passageiros ao longo desses dias: cerca de 11.505 passageiros estadunidenses já desembarcaram ou vão desembarcar no Brasil ao longo do período. Em seguida, o país é acompanhado por  Argentina (11.398), Portugal (2.064), Reino Unido (1.706) e Chile (1.651).  Rio de Janeiro e São Paulo são as cidades mais buscadas.

Segundo o Sistema de Tráfego Internacional (STI), da Polícia Federal, o índice de entrada de estrangeiros no país nos primeiros meses de 2022 é de 500 mil pessoas. Só entre janeiro e fevereiro, foram 530 mil turistas internacionais no Brasil, sendo 293,8 mil da Argentina.

Ainda de acordo com a Embratur e a Iata, o Carnaval celebrado entre 25 de fevereiro e 4 de março também registrou altos níveis de visitação: foram cerca de 55 mil pessoas chegando ao Brasil por via aérea.

Leia Também

A alta demanda pelo Brasil no exterior causa otimismo e aponta para o aquecimento do turismo após dois anos de medidas restritivas devido à pandemia do novo coronavírus.

“Esses números demonstram que estamos no caminho certo para fortalecer ainda mais a retomada do turismo brasileiro. Nosso país é um dos melhores do mundo em termos de diversidade de destinos. Temos muito a oferecer aos visitantes de outros países e estamos trabalhando para mostrar todo nosso potencial”, aponta Silvio Nascimento, presidente da Embratur.

Na última quarta-feira (20), o Ministério da Saúde afirmou que cerca de 1,8 milhão de passageiros devem circular pelos principais aeroportos do país ao longo do feriado de Tiradentes, um número 38% maior do que o registrado na Páscoa.

Fonte: TURISMO.IG.COM.BR