Japão reabrirá para turistas e Nova Zelândia já recebe brasileiros

Japão reabrirá para turistas e Nova Zelândia já recebe brasileiros

Reprodução Japão reabrirá para turistas e Nova Zelândia já recebe brasileiros

Uma das últimas fronteiras que a pandemia fechou para o turismo internacional está prestes a ser reaberta. Na terça-feira,  o Japão anunciou que voltará a permitir, com muitas restrições, a entrada de estrangeiros em viagens a lazer a partir do final deste mês ou início de junho. O país asiático é ainda um dos poucos fechados num mundo que, aos poucos, volta a se acostumar com a ideia de fronteiras abertas, ainda que com todos os cuidados para controlar a Covid-19.

Em março, o Japão voltou a permitir a entrada de estrangeiros completamente vacinados e com visto de negócios e estudo, desde que apresentem testes negativos feitos antes do embarque, após a chegada e depois dos três dias de quarentena obrigatória. Brasileiros podem entrar nesse esquema, mas a Coronavac ainda não foi reconhecida pelo país.

Já para os turistas, o Brasil ficará de fora neste primeiro momento. Serão permitidas apenas pessoas de Austrália, Tailândia, Cingapura e Estados Unidos, que serão submetidas às mesmas regras dos viajantes a negócios e estudantes.

Obrigatoriamente a viagem deverá ser feita em minigrupos e através de uma agência de viagem reconhecida pelo governo japonês. Os roteiros serão predeterminados antes mesmo do embarque, e um guia acompanhará o grupo durante todo o tempo.

“Será um período de testes. Se o governo entender que esses visitantes não provocaram um aumento da disseminação da doença, então temos a esperança de que turistas de outros países possam voltar a viajar ao Japão logo”, afirma Mami Fumioka, vice-presidente da Quickly Travel, agência de viagens brasileira com forte atuação no país asiático. Algumas pessoas por lá dizem que isso pode acontecer ainda em junho ou julho.

Na China, duas realidades

O continente asiático, em geral, foi o primeiro a fechar e está sendo o último a reabrir suas portas. A China continua tentando implementar a política de “Covid Zero”, com rigorosos lockdowns sempre que o número de casos aumenta significativamente, como aconteceu recentemente em Xangai. O país só admite viajantes internacionais a trabalho, e com muito controle, e não dá sinais de quando voltará a abrir suas fronteiras para turistas.

Entre as regiões administrativas especiais chinesas, duas posições antagônicas. Macau segue a linha de Pequim. Já Hong Kong permite, desde 1º de maio, a entrada de viajantes a lazer com a vacinação completa e teste PCR negativo para Covid-19 feito 48 horas antes do embarque. Todos devem cumprir quarentena de 14 dias num hotel designado pelo governo regional.

Sudeste da Ásia de volta

No Sudeste do continente, a retomada do turismo internacional vem acontecendo aos poucos. Em 2021, quando a Indonésia exigia visto de negócios (de difícil obtenção) e quarentena de dez dias a viajantes de outras nacionalidades, apenas 45 visitantes estrangeiros estiveram em Bali, seu principal cartão-postal. O país voltou a permitir o turismo internacional em fevereiro e, em abril, derrubou a necessidade de quarentena para vacinados.

A Tailândia começou sua reabertura em fases em novembro de 2021. Em maio, o país deixou de exigir teste PCR de visitantes completamente vacinados. No vizinho Vietnã, as fronteiras foram abertas novamente apenas em março, e todos devem apresentar teste negativo para entrar. Já no Laos, reaberto no último dia 9, apenas não vacinados devem apresentar o exame.

Nova Zelândia em junho

Um dos países que melhor controlaram a pandemia na fase pré-vacina, inclusive com critérios rígidos de entrada de viajantes internacionais,  a Nova Zelândia parece ter pressa para reabrir suas fronteiras. Sua primeira abertura, para 60 países com os quais há acordo de dispensa de visto (entre eles o Brasil), estava prevista para junho, mas foi antecipada para 1º de maio.

Na última semana, o governo anunciou que as demais nacionalidades serão bem-vindas a partir de 31 de julho, quando, segundo a programação original, isso deveria ocorrer apenas em 1º de outubro. A vacinação completa é requisito básico de entrada no país, assim como testes antes da viagem e depois do desembarque (um no dia da chegada, outro cinco dias depois).

Europa flexibiliza

Atualmente, brasileiros com imunização em dia contra a Covid-19 já podem visitar todos os países europeus. Às portas de sua temporada de verão, muitos países do continente passaram a flexibilizar suas restrições de entrada. Em maio, Grécia, Suíça e Áustria, por exemplo, deixaram de exigir comprovante de vacina e teste negativo de seus visitantes internacionais. A Itália, por sua vez, continua exigindo a vacinação, mas visitantes não precisam mais preencher o formulário sanitário do governo.

Siga o perfil geral do  Portal iG no Telegram!

Fonte: TURISMO.IG.COM.BR