Retrospectiva 2021: as tendências de turismo escolhidas pelos brasileiros

Retrospectiva 2021: as tendências de turismo escolhidas pelos brasileiros

Erik Odiin / Unsplash Turismo de vacina e turismo sustentável aparecem como as principais tendências buscadas pelos brasileiros em 2021.

Resumo

O ano de 2021 foi marcado pelo retorno gradual de viagens turísticas ao redor do mundo. Após um ano de pandemia, em que os países fecharam as fronteiras para combater a disseminação do vírus, os turistas passaram a procurar por opções seguras e baratas para realizar a próxima viagem. 

No Brasil, a população buscou por opções que evitassem aglomerações, ao mesmo tempo em que fossem econômicas e sustentáveis. Com a campanha de imunização, o setor turístico viu as viagens crescerem, mas com algumas mudanças comparadas aos anos anteriores.  


Turismo sustentável

Uma das principais buscas realizadas pelos viajantes foi turismo sustentávelmodalidade que procura preservar e valorizar aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos de cada região. Desse modo, o segmento turístico tem a proposta de provocar impactos positivos ao meio ambiente, com práticas sustentáveis que vão desde o transporte escolhido até a acomodação.

Segundo a plataforma de viagens Booking.com, 78% dos viajantes brasileiros afirmam que querem realizar viagens mais sustentáveis no futuro. No Brasil, algumas cidades se destacam em relação ao turismo sustentável. Entre elas, Bonito, no Mato Grosso do Sul, Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, e Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, em Minas Gerais.

Leia Também

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

Viagens de ônibus

Devido à alta dos preços de passagens aéreas, os viajantes encontraram uma alternativa nos transportes rodoviários. De acordo com uma pesquisa feita pela plataforma ClickBus, em 2021 houve um aumento de 21% nas compras de passagens em relação a 2019. Outro fator que favorece as  viagens de ônibus é o preço elevado do combustível, já que muitos viajantes não encontram vantagem em viajar com veículo próprio.

Resort all inclusive

Para evitar aglomerações e ainda assim não perderem nenhuma experiência de viagem, muitos turistas buscaram por hotéis “all inclusive”, que oferecem uma estadia completa. Essas hospedagens contam com opções de entretenimento e lazer, com uma programação extensa de atrações para a família inteira. 

O termo “all inclusive” significa “tudo incluso” e disponibiliza café da manhã, almoço, jantar, bebidas e lanches. Há também piscinas, praias particulares, restaurantes, parques infantis, bares, quadras esportivas, academias e salas de lazer. Muitos resorts também oferecem shows e espetáculos para os hóspedes.

Turismo de vacina

Com o avanço da vacinação após a pandemia, diversos países pelo mundo começaram a incentivar o turismo de vacinaque consiste na vacinação para os turistas. Desse modo, países como Estados Unidos, San Marino, Panamá e Sérvia atraíram milhares de turistas em busca do imunizante. 

A tendência ficou ainda mais popular devido ao atraso da vacinação que ocorreu no Brasil. Celebridades como Sasha Meneghel, João Figueiredo, Roberto Justus, Ana Paula Siebert e Anitta se vacinaram em Nova York e Miami. A iniciativa foi feita justamente para fortalecer o retorno do turismo nestes países, depois de várias restrições para combater o vírus. 

Fonte: TURISMO.IG.COM.BR