ID Jovem é uma oportunidade para jovens viajarem de graça pelo Brasil

ID Jovem é uma oportunidade para jovens viajarem de graça pelo Brasil

Unsplash ID Jovem é uma oportunidade para jovens viajarem de graça pelo Brasil; conheça as regras



Resumo


ID Jovem ou Identidade Jovem, é uma concessão do Governo Federal, que proporciona aos jovens brasileiros, que tenham de 15 a 29 anos, acesso com meia-entrada a eventos e viagens interestaduais gratuitas, focadas à cultura ou esporte. Para conseguir emitir o ID Jovem, é preciso estar inscrito no CadÚnico. O Cadastro Único é uma ferramenta utilizada pelo governo brasileiro a fim de entender a realidade socioeconômica da população. 

Ele reúne informações de famílias em situação de vulnerabilidade social, administrados pelas prefeituras. Ao se cadastrar no Cadastro Único, as pessoas têm acesso a alguns programas sociais. Cada um deles exige uma documentação diferente, mas o principal é manter o cadastro atualizado. 

Entre os principais programas que aplicam o CadÚnico estão o Bolsa Família, Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, Carteira do Idoso, Programa Casa Verde e Amarela e Programa Bolsa Verde.


Para se increver no Cadastro Único, a família deve cumbrir alguns requisitos: 

Para adquirir o ID Jovem, é preciso apresentar os seguintes requisitos:

Para conseguir o benefício, é preciso solicitar no site oficial ou por meio do aplicativo ID Jovem 2.0. O registro tem prazo de validade de seis meses, podendo ser renovado pelo aplicativo. No momento de realizar o cadastro, deve-se ter em mãos o número de Identificação Social (NIS), nome da mãe e data de nascimento. Logo depois, a carteirinha estará disponível para impressão ou em formato digital pelo aplicativo. 

Quem está em posse do ID Jovem tem direito a vagas gratuitas ou com desconto de 50% em viagens entre estados. No entanto, as passagens devem ser compradas com no mínimo três horas de antecedência. Além disso, os meios de transporte utilizados são o rodoviário, ferroviário e aquaviário interestaduais em linhas regulares. 

A carteirinha também é aceita em exibições de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais, artes cênicas, circenses, eventos educativos, de lazer e entretenimento, que sejam desenvolvidas por qualquer entidade, estabelecimentos públicos ou particulares. 

Fonte: TURISMO.IG.COM.BR