Destino dos Famosos: a cidade de Cannes além do cinema

Destino dos Famosos: a cidade de Cannes além do cinema

Reprodução/Instagram – 21.05.2023 Rafa Kalimann e Alessandra Ambrosio no festival de Cannes

Neste sábado (25), se encerra o  77º Festival Anual de Cinema de Cannes. A mostra de cinema reúne diversos profissionais do audiovisual para prestigiar filmes vindos do mundo inteiro. Criado em 1946 pelo então Ministro da Educação Nacional e Belas Artes da França, Jean Zay, junto do escritor e cineasta Philippe Erlanger e do crítico de cinema René Jeanne, o festival é realizado anualmente no Palais des Festivals et des Congrès (Palácio dos Festivais e Congressos), na Riviera Francesa.

Neste ano, o tapete vermelho do festival começou no dia 14 de maiosomando 11 dias de exibição de filmes. Além de uma premiação que visa enaltecer as obras vistas durante o festival, ele promove debates, sessões, painéis de discussão, aulas e festas, proporcionando uma integração dos profissionais da sétima arte do mundo inteiro.

Em 2024, alguns brasileiros, como Fábio Assunção, Rafa Kalimann e Taís Araújo, se destacaram ao desfilarem pelo grande tapete vermelho do festival. Outros, como Cate Blanchett, tomaram as redes sociais ao protestar a favor da Palestina usando os desenhos e as cores da região em seu vestido.

O encanto da cidade de Cannes, no entanto, vai muito além do festival. Localizada no litoral sul da França — conhecida como Côte d’Azur — a cidade encanta com as lindas paisagens, que já foram pano de fundo para diversos filmes de comédia romântica.

Segundo a guia de turismo Marcela Cannes — nome esse que garante não ser advindo da região — algumas épocas específicas conseguem entregar uma experiência melhor aos viajantes: “A primavera e o outono são as melhores épocas para visitar Cannes. Durante a primavera, de abril a junho, as temperaturas são amenas, os jardins estão florescendo e há menos multidões do que durante o verão. No outono, de setembro a outubro, o clima ainda é agradável, as praias estão menos lotadas e os preços das acomodações podem ser mais acessíveis.”

Marcela explica que Cannes é perfeita “para quem procura uma viagem que combine luxo, cultura, relaxamento e gastronomia refinada. É uma cidade que atrai tanto os amantes de praias quanto os entusiastas da cultura, com uma variedade de atividades para todos os gostos”. A guia aconselha entre 3 e 5 dias de viagem para aproveitar as belezas do município.

Lugares imperdíveis

Reprodução Vista geral de Cannes, balneário francês que atrai turistas o ano inteiro

A cidade é recheada de passeios imperdíveis que vão além do cinema. Aos que procuram luxo e extravagância, um passeio ótimo é na Rue d’Antibes. O principal centro de compras da cidade reúne diversas marcas de alto padrão, além de ser um grande ponto de encontro entre os turistas que buscam bares e restaurantes.

Já quem procura um passeio na história francesa, Le Suquet é a melhor escolha. O centro histórico da cidade fica localizado no alto de uma colina, ao redor do Castellum Marcellini. As ruas estreitas e construções antigas remontam à Cannes que estava sob o domínio do Império Romano.

As Îles de Lérins, duas ilhas situadas em frente à cidade de Cannes, são uma atração divertida para um dia. Com acesso fácil e rápido de barco, em apenas 15 minutos os turistas podem explorar praias encantadoras, trilhas em meio à vegetação nativa e até visitar um monastério em uma das ilhas. Passeando pela orla de Cannes, é impossível não notar essas ilhas pitorescas.

La Croix des Gardes é um bairro e parque natural de Cannes. É ideal para quem busca descanso e relaxamento em meio à área verde. Em fevereiro, o parque se transforma em um cenário deslumbrante para fotos, com as flores amarelas desabrochando e enfeitando a paisagem. Os visitantes podem fazer trilhas por este ambiente arborizado e encontrar cinco áreas que oferecem vistas panorâmicas do município.

Antes de explorar as praias de Cannes, França, é importante destacar alguns pontos sobre essas atrações locais. As praias de Cannes são, em sua maioria, de areia, semelhantes às brasileiras, o que as diferencia da maioria das praias da Riviera Francesa, que são de pedra. Os turistas encontrarão tanto praias públicas quanto privadas, sendo estas últimas exploradas por hotéis e beach clubs.

Entre as praias públicas, a Plage de la Bocca é a mais popular, com um ambiente descontraído, enquanto a Palm Beach é conhecida por suas boas condições para a prática do kitesurf. Já Carlton Beach e Long Beach, embora ofereçam excelente estrutura com espreguiçadeiras, restaurantes à beira-mar e armários, são administradas por hotéis, o que significa que os turistas não hospedados precisam pagar para utilizar esses espaços. Essas praias são algumas das prioridades na lista do que visitar em Cannes.

Dicas de viagem

Marcela explica que, em média, os gastos diários, incluindo hospedagem, alimentação e atividades, podem variar de 150 a 250 euros por dia. Esse valor varia conforme as escolhas dos viajantes em relação a estadia e locais que vão visitar.

“Algumas dicas importantes incluem reservar hospedagem com antecedência, especialmente durante os meses de verão, quando a demanda é alta. Os viajantes também devem estar preparados para os preços mais elevados em restaurantes e lojas de luxo. É recomendável explorar a cidade a pé sempre que possível para aproveitar ao máximo a atmosfera única de Cannes”, aconselha a guia.

Segundo Marcela, o clima de Cannes é geralmente mais quente, especialmente durante o verão, com temperaturas médias variando de 25°C a 30°C. Os turistas devem ficar atentos e preparados para o calor, mas também é bom levar algumas roupas mais leves para as noites mais frescas.

Sobre transporte, a guia afirma que o sistema público em Cannes é eficiente, com ônibus e trens que conectam a cidade a outras áreas da Riviera Francesa. No entanto, muitas atrações podem ser facilmente visitadas a pé, especialmente no centro da cidade. Transportes particulares, como táxis e aplicativos de transporte, também estão disponíveis e podem ser uma opção conveniente para se locomover pela região.

Marcela finaliza dizendo que, como se trata de uma cidade francesa, não podemos esquecer da comida. Cannes é conhecida pela sua qualidade e sofisticação, com uma variedade de opções que vão desde restaurantes tradicionais franceses até cozinha internacional. O ponto alto são os frutos do mar e vinhos da região. Mas fiquem atentos aos preços, principalmente nos restaurantes localizados na Croisette

Conheça o iG Cruzeirosnovo serviço para compra de pacotes de viagens.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: Instagram ,  X (Twitter) e Facebook .

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp


Fonte: TURISMO.IG.COM.BR