Linkedin Funcionária da Latam identificada por Camila G foi agredida em Guarulhos por passageiro
Um passageiro é acusado de agredir uma agente de atendimento da Latam na noite de domingo (28/7) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A funcionária identificada por Camilga G sofreu uma luxação grave em três dedos e teve que ser levada ao posto médico do aeroporto para ser atendida.
O vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM Airlines, Paulo Miranda, postou no Linkedin que somente em julho deste ano foram 10 casos de agessões sofridos pelos funcionários da companhia no Aeroporto de Guarulhos. O executivo usou as redes sociais para denunciar o caso e informar que em todas as regiões do Brasil a companhia já registrou casos de violência contra a sua equipe.
“Esta pessoa havia perdido sua conexão devido à neblina e ventos fortes em São Paulo — um atraso causado por condições climáticas totalmente fora do controle de qualquer empresa. Nossa equipe já havia reacomodado o passageiro no próximo voo disponível. Quando Camila usou o celular para ajudar a traduzir e explicar a situação, ele respondeu com violência”, diz trecho de uma mensagem postada no Linkedin pelo vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM Airlines, Paulo Miranda.
“É hora de todos — reguladores (ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil), passageiros, companhias aéreas e aeroportos — se comprometerem com uma política de tolerância zero contra abusos, e com a criação de listas de restrição (“no fly list”) para passageiros violentos”. diz outro trecho da mensagem.
Confira post completo de Paulo Miranda.
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✈️ Modo Avião — Explicado: #TolerânciaZero
Hoje volto com outro episódio — desta vez, muito menos bonito e inspirador. Mas nem por isso menos crítico. E Não Pode Continuar Acontecendo.
Ontem, no GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo uma de nossas agentes de embarque — Camila G — foi agredida fisicamente por um individuo.
Esta pessoa havia perdido sua conexão devido à neblina e ventos fortes em São Paulo — um atraso causado por condições climáticas totalmente fora do controle de qualquer empresa.
Nossa equipe já havia reacomodado o passageiro no próximo voo disponível. Quando Camila usou o celular para ajudar a traduzir e explicar a situação, ele respondeu com violência.
Ela sofreu uma luxação grave em três dedos e precisou ser encaminhada ao posto médico.
Este não é um caso isolado. Só em julho de 2025, já registramos 10 casos em GRU — e temos documentados várias dezenas mais espalhadas pelo Brasil — incluindo:
👉 Tapas
👉 Empurrões
👉 Agressões verbais
👉 E agora, mais uma lesão grave
Vamos ser absolutamente claros:
• As equipes de aeroporto seguem protocolos de segurança obrigatórios e procedimentos das companhias aéreas, e não têm autonomia para ignorar ou descumprir regulamentos
• Elas não controlam atrasos, conexões ou o clima
• Elas fazem tudo o que está ao alcance para #ajudar — e merecem trabalhar com #segurança e #dignidade
Para Camila, para a Dhyellen Oliveira (que lidera o time de conexões e esteve ao lado da Camila dando apoio), e para todos os membros da equipe em solo de todos aeroportos da rede: Tenho um #orgulho imenso de tudo o que vocês fazem. Obrigado. Saibam que estou com vocês.
Seguiremos pressionando para que a segurança de todos os colaboradores — de todas as empresas, não só da LATAM Airlines — seja tratada como prioridade absoluta. Isso precisa parar.
🛑 A humanidade no transporte começa com a forma como tratamos quem está ali para servir.
Não existe justificativa — nenhuma — para agressões físicas ou verbais.
É hora de todos — reguladores (ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil), passageiros, companhias aéreas e aeroportos — se comprometerem com uma política de tolerância zero contra abusos, e com a criação de listas de restrição (“no fly list”) para passageiros violentos.
Esse tipo de comportamento não tem lugar em voo algum, em parte alguma, em nenhuma empresa. É um problema que atinge toda a indústria — e que exige uma resposta coletiva, urgente e firme.
#ModoAvião #ToleranciaZero #HumanidadeNoTransporte #SegurançaNosAeroportos #RespeitoÉOBásico #NoFlyList
(Obrigado Camila por permitir que use sua historia e imagem. Mostra CORAGEM).
Fonte: TURISMO.IG.COM.BR