Divulgação ABPFMaria Fumaça da Serra do Mar precisa de 10 mil litros de água para percorrer 30 km
O IG Turismo divulgou essa semana detalhes do maior trajeto no Brasil feito por Maria Fumaça fabricada na década de 1940. Mas qual a quantidade de água e lenha que essa locomotiva a vapor precisa para percorrer 60 km? Como a Maria Fumaça funciona? Confira as respostas e mais informações sobre o seu funcionamento neste post especial.
Para funcionar, uma Maria Fumaça precisa de uma caldeira, um reservatório de água e uma fornalha. O vapor gerado pela queima da lenha movimenta as rodas, é usado para frear a locomotiva e ainda gera energia para todos os vagões. Até o apito do trem funciona com o vapor.
ABPFA Maria Fumaça da Serra do Mar percorre 120 km na ida e na volra
10 mil litros de água para percorrer 30 km
Para realizar o trajeto de ida e volta num total de 120 km entre as cidades de Rio Negrinho e Corupá, em Santa Catarina, em uma viagem com duração de 5 horas, a Maria Fumaça precisa de cerca de 4 mil quilos de lenha. A locomotiva tem reservatório com capacidade de armazenar 16 mil litros de água.
Na estação de Corupá, local de partida da Maria Fumaça aos domingos, a altitude é de 60 metros. Em Rio Vermelho, parte mais alta da Serra do Mar, altitude chega a 830 metros. Na subida deste trecho de 30 km são necessários 10 mil litros de água para gerar a potência máxima.
Divulgação ABPFCaldeira da Maria Fumaça da Serra do Mar
20 km por hora
A velocidade média é de 20 km por hora. A Maria Fumaça precisa reabastecer o reservatório de água para continuar a viagem. A Maria Fumaça passa por 5 túneis, 6 pontes, 3 viadutos. Por viagem, a capacidade é de 280 pessoas e o valor das passagens é de R$ 196.
O presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Marlon Ilg, explica que o funcionamento de uma Maria Fumaça é igual uma panela de pressão. A roda começa a movimentar quando o pistão joga vapor de um lado apara o outro.
“Você vai aquecendo e vai pressurizando. A panela de pressão tinha uma válvula que joga o ar quente para fora. A Maria Fumaça tem cilindros que armazenam o vapor e distribui para a locomotiva”, explicou o diretor da ABPF.
A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que é reponsável pelo trem da Serra do Mar, usa a Maria Fumaça em mais 6 passeios no Brasil.
Confira abaixo onde você pode embarcar na Maria Fumaça
Trem das Termas – SC
Trem Caiçara – PR
Trem do Imigrante – SP
Viação Férrea Campinas Jaguariúna – SP
Trem da Serra da Mantiqueira – MG
Trem das Águas – MG
Fonte: TURISMO.IG.COM.BR