FlickrPraia do Tombo
O Brasil será reconhecido, na temporada 2025/2026, com 60 selos Bandeira Azul, uma das certificações ambientais mais prestigiadas do mundo, concedidos a praias e marinas que atendem a rigorosos critérios de qualidade e sustentabilidade.
A chancela internacional reafirma o país como líder sul-americano em turismo sustentável.
A aprovação foi confirmada por um júri internacional reunido em Copenhague, na Dinamarca, sede da Foundation for Environmental Education (FEE), entidade responsável pelo selo. Ao todo, 50 praias e 10 marinas brasileiras foram certificadas.
Para obter a certificação, os locais precisam comprovar anualmente o cumprimento de 38 critérios, entre eles qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, educação e preservação patrimonial.
O programa também se alinha com debates globais sobre gestão costeira, tema que será pauta da COP30, em novembro de 2025, em Belém (PA).
Entre os destaques da nova temporada estão os municípios catarinenses de São Francisco do Sul e Bombinhas, os únicos do país a conquistar cinco praias certificadas cada. Em São Francisco do Sul, uma marina também foi contemplada.
A temporada 2025/2026 traz ainda candidaturas inéditas, como a Praia José Gonçalves e a Praia do Foguete, ambas no Rio de Janeiro, além da Praia Vermelha, e m Penha (SC), e a Praia dos Molhes do Atalaia, em Itajaí (SC).
Confira abaixo as praias e marinas reconhecidas na temporada 2025/2026:
Marinas
Fonte: TURISMO.IG.COM.BR