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Infraestrutura de Belém é ampliada em aeroporto e porto

Infraestrutura de Belém é ampliada em aeroporto e porto

Fernando Frazão/Agência BrasilExpansão do Aeroporto de Belém e Porto de Outeiro é concluída

O Aeroporto Internacional de Belém e o Porto de Outeiro receberam neste sábado (1º) a entrega das obras de ampliação e modernização, fortalecendo a infraestrutura da capital paraense às vésperas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro.

O projeto de expansão do aeroporto contou com investimento de aproximadamente R$ 450 milhões, realizados pela concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA). Com as intervenções, o terminal dobrou sua capacidade de atendimento anual, passando de 7,7 milhões para cerca de 13 milhões de passageiros.

Entre as principais melhorias, estão a triplicação da área de embarque, a instalação de modernos sistemas de climatização e a modernização do pátio de aeronaves, incluindo o balizamento noturno. Novas tecnologias de auxílio à navegação aérea, como os sistemas Papi e ALS, foram incorporadas, garantindo maior segurança nas operações de pouso e decolagem.

O aeroporto também recebeu atenção especial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais condições que demandam ambientes controlados, com a criação de uma sala multissensorial. Além disso, foram construídos novos espaços comerciais e áreas de convivência, com mobiliário inspirado na cultura local.

Porto de Outeiro

Paralelamente, o Porto de Outeiro passou por ampliação significativa, incluindo a construção de 11 dolphins, dez pontes metálicas e a ampliação do píer, que passou de 261 metros para 716 metros, dobrando a capacidade de movimentação de cargas para 80 mil toneladas.

O terminal, considerado estratégico para a logística da Região Norte, será dedicado à movimentação de granéis sólidos e líquidos, além de cargas gerais, respondendo à crescente demanda de exportação de minérios, grãos e produtos da indústria alimentícia e energética.

A modernização do cais incluiu também atualização nos berços de atracação, retroárea pavimentada, pátios de armazenagem e melhorias no sistema viário de acesso. O projeto foi concluído em pouco mais de seis meses, conduzido pela Companhia Docas do Pará (CDP) em parceria com a Itaipu Binacional, com investimento total estimado em R$ 233 milhões.

Fonte: TURISMO.IG.COM.BR

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