Divulgação AntaresPista do Aeroporto de Aparecida de Goiânia terá 2 mil metros
O Antares Polo Aeronáutico, em construção em Aparecida de Goiânia (GO) está passando por um processo de modernização na sua capacidade operacional e consolida o projeto como o maior investimento aeroportuário em andamento na região Centro-Oeste,
As obras, que devem ser concluídas em 2027, incluem a extensão da pista principal, ampliação das áreas de taxiamento e a criação de novos espaços de manutenção e checagem de motores de aeronaves, possibilitando pousos e decolagens aeronaves de grande porte, como os modelos Boeing 737-800 e Airbus-320 .
Pista com 2 mil metros
A pista de pouso e decolagem foi expandida para 2 mil metros de comprimento e 30 metros de largura, o que permite o tráfego de aeronaves de grande porte.
O projeto ainda prevê a possibilidade de futuras ampliações, que podem elevar a pista a 2,4 mil metros de extensão e 45 metros de largura, conforme o crescimento da demanda.
Segundo o superintendente de segurança e operações do Antares, João Marcos Coelho, o objetivo é preparar o polo para operar voos comerciais e executivos em escala nacional e, futuramente, internacional.
Infraestrutura aeroportuária
O projeto, desenvolvido com base em estudos da empresa Infraway, especializada em infraestrutura aeroportuária, também inclui a implantação de uma área de check de motor, destinada a testes e manutenções rápidas, além da ampliação das taxiways, agora com largura entre 40 e 50 metros.
As melhorias estruturais aumentam a capacidade de circulação interna e permitem que o aeroporto receba aeronaves com envergaduras muito maiores. Durante uma visita técnica recente, empresários e autoridades públicas elogiaram a estrutura do empreendimento e destacaram o potencial do projeto para reposicionar Goiás no cenário nacional.
Entre os presentes, o empresário Júnior Friboi, elogiou o avanço das obras e afirmou que iniciativas como o Antares são fundamentais para conectar o estado ao mercado global, inclusive anunciando seu interesse em investir no empreendimento.
As operações do aeroporto estão previstas para iniciar no primeiro semestre de 2027, após homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O Antares Polo Aeronáutico representa um marco para o setor da aviação regional, criando novas perspectivas de negócios e atraindo investimentos de médio e longo prazo.
A proposta é transformar o espaço em um polo de desenvolvimento econômico para Goiás e para todo o Centro-Oeste, gerando empregos e impulsionando atividades logísticas e industriais ligadas à aviação.
Fonte: TURISMO.IG.COM.BR

