Nova Fiat Strada dá salto tecnológico e não mata a antecessora

Divulgação Fiat Strada 2021 passa a ter versões de quatro portas pela primeira vez no Brasil, entre outras novidades

A nova geração da Fiat Strada foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (26). Disponível em três versões (Endurance, Freedom e Volcano), o modelo chega ao mercado com preços entre R$ 63.500 e R$ 79.990 se destacando pelo conteúdo tecnológico bem superior ao da antecessora e pela presença das quatro portas na versão de cabine dupla.

LEIA MAIS: Nova Fiat Strada é mostrada por completo

Com 4,48 m de comprimento, 1,732 m de largura e entre-eixos de 2,737 m, a nova Fiat Strada ficou 4 cm mais comprida, 7 cm mais larga e ganhou 1 cm no espaço entre os eixos. Se não mudou muito em tamanho, a grande novidade é a nova plataforma MPP, que combina elementos dos modelos Mobi, Argo e Fiorino e substitui a veterana base herdada da primeira geração do Palio.

A picape segue disponível nas versões cabine simples (ou Plus, que é a denominação criada pela fábrica para esta carroceria) e dupla, agora com quatro portas no lugar da porta única.

 

A mudança de plataforma permitiu que a nova Strada incorporasse desde a opção de entrada equipamentos antes indisponíveis mesmo nas versões mais caras da antiga Strada, com destaque os controles eletrônicos de tração e estabilidade, além dos airbags laterais (presente nas configurações de cabine dupla). No visual interno, sai o painel da linha Palio e entra um conjunto muito parecido com o do subcompacto Mobi .

De acordo com a montadora, além do isolamento acústico melhorado, a picape ganhou 30% mais porta-objetos (15 litros de espaço útil) e um sistema de ar-condicionado redimensionado. Outro destaque é a nova central multimídia com tela de 7″ (opcional nas versões Endurance e Freedom e de série na Volcano) e pareamento sem fio para celulares.

LEIA MAIS: Como pode a picape leve Fiat Strada custar mais de R$ 73 mil?

Mecanicamente, a versão de entrada Endurance segue com o motor 1.4 Fire de até 88 cv e 12,5 kgfm e o câmbio manual de cinco marchas da antecessora. As configurações Freedom e Volcano usam o novo 1.3 Firefly. Já usado em Argo e Cronos, o propulsor desenvolve até 109 cv e 14,2 kgfm.

Também combinado ao câmbio manual de cinco velocidades. A Fiat destaca ainda que o modelo manteve o mesmo layout de suspensão traseira da antecessora, baseada em feixes de mola, mas que com novos eixo, geometria, molas e amortecedores exclusivos para a nova geração.

Versões e preços da nova Fiat Strada

Fiat Strada Divulgação Interior tem alguns componentes do Uno, mas a central multimídia é moderna, com conexão com celular sem fio

A configuração de entrada da nova picape Strada é a Endurance Plus (R$ 63.500, mesmo valor pedido até então pela versão Hard Working Cabine Simples da antecessora), trazendo ar-condicionado, direção com assistência hidráulica, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas.

A Endurance está disponível também com cabine dupla (R$ 74.990), que adiciona os airbags laterais na lista de itens de série. Vidros e travas elétricas são opcionais, assim como o sistema de som (simples ou a central multimídia).

Já a versão intermediária Freedom — R$ 69.490 (Plus) e R$ 77.990 (Dupla) traz o novo motor 1.3 Firefly e adiciona direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, rodas de liga leve de 15″, farol de neblina e rádio USB. O único opcional é o sistema multimídia com tela de 7″.

A topo de linha é a versão Volcano, que está disponível por R$ 79.990 apenas na c abine dupla . Custando R$ 5 mil a menos do que versão Adventure da antecessora, traz os mesmos itens da Freedom mais câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, faróis de LED, acabamento da cabine em couro e a central multimídia. O único opcional são as rodas de liga leve de 16″.

LEIA MAIS: Fiat Toro perde versões com motor 2.4 na linha 2021

A Fiat optou por manter em produção a versão Hard Working de cabine simples da picape antiga, mas com preço que baixa de R$ 63.500 para R$ 61.590.

 

 

Fonte: carros.ig.com.br/lancamentos/2020-06-26/nova-fiat-strada-da-salto-tecnologico-e-nao-mata-a-antecessora.html