Portugal tem "164 surtos ativos" de Covid-19, a maioria em LVT

Revelou, esta segunda-feira, o subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, na habitual conferência de imprensa sobre a evolução da Covid-19, que em Portugal há 164 surtos ativos, nomeadamente 41 no Norte, 10 no Centro, 84 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 13 no Alentejo e 16 no Algarve. 

Um dos surtos ativos no país diz respeito ao lar de São José, no Barreiro, onde, de acordo com o responsável, há 31 residentes infetados (de 80) e 14 profissionais. Destes doentes, cinco estão internados em ambiente hospitalar. 

Na próxima quarta-feira, adiantou ainda, serão testadas “todas as pessoas que deram negativo. Não se sabe qual o melhor momento para realização de teste, não basta testar uma vez em alto risco. Os testes devem ser pensados caso a caso”. 

O subdiretor-geral da Saúde foi ainda questionado relativamente à utilização de máscaras no exterior, que não é para já obrigatória em Portugal Continental. 

Sobre o tema, justificou o responsável que, “a melhor evidência disponível é muitas vezes contraditória de uns autores para outros. É por isso obrigatório fazer uma avaliação ponderada e tecnicamente sólida. Não há decisões definitivas num momento de grandes incertezas como ocorre relativamente à evolução desta pandemia, quer em Portugal, quer em todo o mundo”. 

A DGS, acrescentou, “ouve os seus peritos e todas as entidades que possam contribuir para a melhoria e antecipação de todas as estratégias, que têm corrido bem, e temos aprendido com os erros”. 

Já quanto à aplicação StayAway Covid, indicou Lacerda Sales que o documento “já foi promulgado pelo Presidente da República, mas ainda não foi publicado. Sem a publicação, nada a fazer. Aguardamos pela publicação do diploma, que com certeza estará por dias”. 

 Acompanhe aqui a conferência de imprensa: 

[Notícia em atualização]

ACOMPANHE AQUI O

Porto Santo. Ready to go!

Cultura Viagens 15/07/20

Reserve a sua viagem com a possibilidade de fazer uma alteração gratuita!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM