AO MINUTO: Jornalista "executado a sangue-frio"; Armas obsoletas?

AO MINUTO: Jornalista

Assinala-se, esta quarta-feira, o 119.º dia da invasão russa da Ucrânia. A adesão do país à União Europeia (UE) continua a ser dos assuntos que estão a marcar a guerra, após a Comissão Europeia ter recomendado que seja atribuído à Ucrânia o estatuto de país candidato. 

Na terça-feira, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, garantiu ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o apoio de Budapeste à intenção da Ucrânia de garantir o estatudo de país candidato. Orbán é considerado um dos maiores aliados do presidente russo, Vladimir Putin, na UE e já tinha sido criticado por Zelensky por não adotar uma posição firme contra a Rússia.

DESTAQUES

EM DIRETO

Região russa organiza um 'flash mob' de ovelhas para apoiar a invasão

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 minutos

O Ministério da Agricultura da República do Daguestão, no sudoeste da Rússia, organizou um ‘flash mob’ de ovelhas para apoiar a invasão do país na Ucrânia. No vídeo pode ver-se vários animais (ovelhas) a desfilar na rua com um ‘Z’ desenhado no corpo. Esta letra tornou-se desde o início da invasão um símbolo das forças invasoras na Ucrânia.

Veja o vídeo aqui.

Presidente indonésio vai reunir com Zelensky em Kyiv e Putin em Moscovo

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, cujo país acolhe este ano a cimeira do G20, vai visitar a Ucrânia e a Rússia, para se reunir com os líderes de ambos os países, anunciaram hoje as autoridades indonésias. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Retno Marsudi, confirmou que Widodo vai reunir-se com o homólogo russo, Vladimir Putin, em Moscovo, e, em Kyiv, com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Tropas pró-russas combatem com "armas e equipamentos obsoletos"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 45 minutos

O Ministério da Defesa britânico assinalou, esta quarta-feira, que os “bombardeamentos pesados” continuam em Severodonetsk, na região separatista pró-russa de Lugansk, e que a Rússia poderá estar a preparar-se para “tentar enviar um grande número de unidades de reserva para o Donbass”.

É também “altamente provável que as forças da região separatista de Donetsk estejam equipadas com armas e equipamento obsoletos”. “De ambos os lados, a capacidade de gerar e destacar unidades de reserva para a linha da frente está provavelmente a tornar-se cada vez mais crítica para o resultado da guerra”, assinala o mais recente relatório dos serviços secretos britânicos sobre a invasão russa. 

 

Fotojornalista ucraniano "executado a sangue-frio" por russos, diz ONG

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

O fotojornalista ucraniano Maks Levin, cujo corpo sem vida foi encontrado em abril, a 20 quilómetros a norte de Kyiv, foi “executado a sangue-frio” por tropas russas, avançou a organização não-governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Num relatório publicado hoje após uma investigação, a RSF considera provado que Levin e um amigo, o soldado Oleksiy Chernyshov foram executados por soldados russos em 13 de março numa floresta perto da cidade de Doshchun, provavelmente depois de interrogados e torturados.

Para recordar…

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

Bom dia!

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

Damos início a uma nova cobertura AO MINUTO da guerra na Ucrânia. Poderá recordar tudo o que aconteceu na terça-feira no link abaixo. 

AO MINUTO: Russos tomam 2 aldeias; Estónia acusa invasão de espaço aéreo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 08:01 – 21/06/2022

Cancún desde 449€ ida e volta!

Lifestyle Viagens 19/01/21

Mergulhe nestas praias que são autênticos cenários de postal. Reserve já!

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM