AO MINUTO: Explosões na capital da Ucrânia; Zelensky participa hoje em G7

AO MINUTO: Explosões na capital da Ucrânia; Zelensky participa hoje em G7

Ao 123.º dia de guerra, Kyiv ‘acordou’ sob fortes explosões. A capital, que não era atingida pelos bombardeios russos há quase três semanas, foi atingida com, pelo menos, três explosões.

Estes ataques ocorrem no dia em que começa a cimeira do G7, evento em que Volodymyr Zelensky vai participar e em que irá reforçar o pedido para um novo pacote de sanções contra a Rússia.

Tem hoje início o 5.º mês da invasão russa.

DESTAQUES

EM DIRETO

Ataque a edifício residencial em Kyiv faz vários feridos

Andrea Pinto | há 10 minutos

Um edifício de nove andares foi atingido por um míssil em Kyiv. Sob os seus escombros há várias vítimas, revelou o presidente da câmara da capital ucraniana, Vitali Klitschko, na sua conta do Telegram.

“Na manhã de 26 de Junho, um foguete atingiu um edifício residencial de nove andares em Kyiv, há vítimas, as pessoas permanecem debaixo dos escombros”, disse Klitschko, acrescentando que “alguns residentes foram evacuados, duas vítimas foram hospitalizadas”.

Reino Unido, EUA, Canadá e Japão proíbem as importações de ouro russo

Andrea Pinto | há 34 minutos

O Reino Unido, EUA, Canadá e Japão irão proibir as importações de ouro russo, naquilo que constitui mais uma sanção ao Kremlin, como resposta à invasão da Ucrânia. O anúncio foi feito por Downing Street, no primeiro dia da cimeira do G7.

“Estas medidas irão atacar diretamente os oligarcas russos e atacar o coração da máquina de guerra de Putin”, disse o primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

Zelensky assinala o início do 5.º mês de conflito

Andrea Pinto | há 1 hora

Na sua página de Instagram, o presidente ucraniano marca o início do 5.º mês da invasão russa. Volodymyr Zelensky afirma que os russos acreditavam que “iam capturar a maior parte do país ao 5.º dia”, mas lembra que ao 5.º mês ainda “ainda encena um espetáculo de mísseis”.

Contudo, assume que esta “fase da guerra é moralmente difícil, emocionalmente difícil”, mas está crente de que “o inimigo não será bem sucedido, quando compreendemos que ainda seremos capazes de defender o nosso Estado”.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Володимир Зеленський (@zelenskiy_official)

Pelo menos um ferido nas explosões em Kyiv

Andrea Pinto | há 1 hora

Estão a decorrer os trabalhos de extinção de incêndios provocados pelas explosões em Kyiv, esta madrugada. Enquanto isso, fazem-se já balanços sobre as vítimas e os estragos causados.

De acordo com o serviço de emergência ucraniano, há pelo menos um ferido.

Rússia assume o controlo de quase toda a região de Lugansk

Andrea Pinto | há 1 hora

As milícias da autoproclamada República de Lugansk (LPR) anunciaram que, juntamente com as tropas russas, entraram em Lisichansk, o último reduto ucraniano naquela região da Ucrânia oriental, onde os combates já estão a decorrer dentro da cidade.

“As milícias populares e forças aliadas da Federação Russa entraram na cidade de Lisichansk. A luta já está em curso na zona urbana”, disse Andrei Marochko, tenente-coronel da milícia Lugansk, conforme citado pela agência noticiosa russa TASS.

 

Explosões atingem Kyiv de madrugada

Andrea Pinto | há 1 hora

O presidente da câmara de Kyiv, Vitali Klitschko, disse que várias explosões foram sentidas esta madrugada na capital ucraniana. As explosões terão ocorrido no distrito de Shevchenkivsky, onde os serviços de emergência foram resgatar e evacuar os moradores, avançou o autarca na plataforma Telegram.

Zelensky vai pedir ao G7 mais apoio face a "chuva de mísseis" russos

Andrea Pinto | há 1 hora

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que irá pedir mais assistência militar na cimeira do G7, que começa hoje, perante o que chamou de “chuva de mísseis” russos. No vídeo diário dirigido ao povo da Ucrânia, na noite de sábado, Zelensky disse que o país “precisa mais do que qualquer outro lugar do mundo” dos “sistemas modernos” de defesa militar que fazem parte dos arsenais de vários países ocidentais.

 

Para recordar

Andrea Pinto | há 1 hora

Bom dia!

Andrea Pinto | há 1 hora

Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO da guerra na Ucrânia. Poderá recordar tudo o que aconteceu no sábado no link abaixo:

AO MINUTO: Sanções “não são suficientes”; Ucrânia sem 80% dos fuzileiros

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 09:07 – 25/06/2022

Cancún desde 449€ ida e volta!

Lifestyle Viagens 19/01/21

Mergulhe nestas praias que são autênticos cenários de postal. Reserve já!

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM