AO MINUTO: Rússia acusa 92 militares ucranianos; "Ninguém está a salvo"?

AO MINUTO: Rússia acusa 92 militares ucranianos;

Assinala-se esta segunda-feira o 152.º dia da invasão das tropas russas na Ucrânia. 

Este fim de semana ocorreu um ao ataque no porto Odessa, no dia seguinte a ter sido assinado um acordo de exportação de cereais. O presidente da Ucrânia considerou o ato como “bárbaro”.

DESTAQUES

EM DIRETO

Rússia acusa 92 militares ucranianos de crimes contra a humanidade

Teresa Banha | há 48 minutos

A Rússia acusou 92 militares das Forças Armadas da Ucrânia de crimes contra a humanidade, avança o site russo Rossiiskaya Gazeta. As informações foram dadas por Alexander Bastrykin, o responsável pelo comité de investigação. Segundo as publicações internacionais que citam a entrevista com o responsável mais de 1.300 casos estão a ser investigados.

Bastrykin propôs ainda a criação de um tribunal internacional, que teria o apoio do Irão, Síria e Bolívia. De acordo com o que o responsável explicou na entrevista, estes países teriam uma “posição neutra na questão da Ucrânia” – de relembrar, no entanto, que tanto a Síria como o Irão votaram contra uma resolução da Organização das Nações Unidas que condenava a invasão das tropas russas na Ucrânia.

Apesar da guerra, o ballet teve 'palco' na capital ucraniana de Kyiv

Teresa Banha | há 1 hora

Desde o início da guerra na Ucrânia, a 24 de fevereiro, muitas dimensões das vidas dos cidadãos do país foram interrompidas. Mas, a pouco e pouco, as cidades que têm tido, nas últimas semanas, um maior alívio das investidas russas tentam regressar à normalidade. Na capital ucraniana, Kyiv, já regressaram os espetáculos de ballet ao National Opera House of Ukraine.

Veja as imagens:

Apesar da guerra, o ballet teve ‘palco’ na capital ucraniana de Kyiv

Na capital ucraniana, Kyiv, já regressaram os espetáculos de ballet ao National Opera House of Ukraine.

Notícias ao Minuto | 08:00 – 25/07/2022

  

Se Rússia sair impune, "ninguém está a salvo", diz Moldova

Teresa Banha | há 42 minutos

A primeira-ministra da Moldova deu, no sábado, uma entrevista à CNN, durante a qual falou acerca da guerra na Ucrânia e do impacto que este conflito tem tido no país.

“Claro que estamos preocupados. É um risco. Um cenário hipotético por agora”, sublinhou Natalia Gravrilita. “Se as ações militares avançarem para sudoeste na Ucrânia, em direção a Odessa, claro que vamos ficar muito preocupados, especialmente considerando que há tropas na zona da Transnístria [zona separatista russa na Moldova]”. A responsável garantiu ainda que estava a ser feito “de tudo” para manter a paz. “Estamos a fazer tudo o que é possível para manter a paz e estabilidade e assegurar que o conflito não aumenta”, referiu.

Gravrilita acrescentou que perante a guerra na Ucrânia não só a Moldova, que é um país vizinho, tinha razões para se preocupar. “É uma posição muito difícil para todos os países pequenos”, notou

“Se um país pode começar uma guerra de anexação sem qualquer respeito pela lei internacional, então ninguém está a salvo. Acho que muitos países estão preocupados”, rematou.

"Tenho uma grande vontade de ir a Kyiv", reitera Papa Francisco

Teresa Banha | há 2 horas

O Papa Francisco reiterou, no domingo, que queria visitar Kyiv, uma cidade nunca antes visitada por um chefe máximo da Igreja Católica. As declarações foram feitas no início da sua visita ao Canadá, que durará a semana inteira.

“Tenho uma grande vontade de ir a Kyiv”, afirmou.

Recorde-se que já no início do mês o responsável tinha dito, em entrevista à Reuters, que a visita à Ucrânia podia acontecer depois da sua visita ao Canadá, que está prevista durar a semana toda. “Depois de eu voltar do Canadá, é possível que eu consiga ir à Ucrânia”, notou, na altura, sublinhando que gostaria de ir a Moscovo primeiro. à agência de notícias o Papa Francisco disse que já havia conversações entre os responsáveis do Vaticano e o ministro dos Negócios Estrangeiros. “Trocámos mensagens sobre isto, porque pensei que se o presidente russo me desse uma abertura, eu iria talvez lá servir a causa da paz.”, referiu.

É possível que uma visita aos dois países aconteça, porém, ainda não são conhecidas datas.

Kyiv promete reconquistar Kherson em setembro

Teresa Banha | há 2 horas

As forças militares da Ucrânia disseram, no domingo, que em setembro iriam reconquistar Kherson, que está sob controlo russo. “Estamos atualmente num ponto de viragem. Estamos a deixar de estar na defensiva para passarmos à ofensiva”, disse um dos responsáveis pela região administrativa de Kherson, Sergiy Khlan.

“Podemos dizer que a região de Kherson vai ser libertada em setembro dos seus ocupantes”, garantiu, numa entrevista à televisão ucraniana.

Este ou Oeste?

Teresa Banha | há 2 horas

Os serviço secretos do Reino Unido consideraram, esta segunda-feira, que os combates na zona de Donbass e Kherson continuam inconclusivos. De acordo o relatório diário do Ministério da Defesa, a Rússia enfrenta um dilema, não sabendo se deve avançar na zona este da Ucrânia ou aumentar a defesa no lado oeste.

Para recordar

Teresa Banha | há 2 horas

Início de acompanhamento

Teresa Banha | há 2 horas

Bom dia! Damos início a mais um acompanhamento AO MINUTO da guerra na Ucrânia. Poderá recordar abaixo tudo o que aconteceu no registo abaixo:

AO MINUTO: Ucrânia “nunca desistirá”; Guerra “contra unidade da Europa”

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 08:25 – 24/07/2022

 

Ponte Aérea Lisboa-Funchal

Lifestyle Viagens 17/02/22

Marque já a sua próxima viagem para o Funchal desde 25€ (ida).

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM