Educação? "Mínimo de exigência são coisas do passado", critica CDS

Educação?

O presidente do CDS criticou, esta quinta-feira, as alterações anunciadas pelo ministro da Educação no que diz respeito a quem pode dar aulas. De acordo com as medidas anunciadas e publicadas em Diário da República, no próximo ano letivo os requisitos para as habilitações próprias, que pressupõem apenas a licenciatura, vão estender-se aos cursos pós-Bolonha.

“Para o Governo, qualificações especificas e qualidade de ensino relevam pouco”, começa por escrever Nuno Melo em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. “Importa fundamentalmente a estatística. “Mínimo de exigência são coisas do passado”, considerou.

“A proposta de que todos os licenciados pós-Bolonha, sem qualquer formação pedagógica, possam vir a dar aulas, ficando a responsabilidade da sua contratação ao critério das escolas, fica por explicar na sua essência, deixando a nu a gestão à vista que o Governo socialista nos habituou”, aponta o responsável pelo partido, que, este ano, deixou de ter representação na Assembleia da República.

Nuno Melo nota ainda que o despacho em questão, que já recebeu duras críticas dos sindicatos, mostra a “incompetência do Governo em planear a médio e longo prazo”.

Ressalvando que o que está em causa não é a capacidade científica de quem possa concorrer, o responsável sublinha que “ser professor é um binómio entre conhecimento científico qualificado e prática pedagógica adequada a cada ciclo de ensino e matéria”.

Leia Também: Alteração que permite dar aulas com licenciatura divide sindicatos

Ponta Delgada desde 73€ ida e volta!

País Viagens 24/03/21

Uma escapadinha para o paraíso vinha mesmo a calhar, não acha?

patrocinado por BetClic

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana

Recomendados para si

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘thumbnails-a’,
container: ‘taboola-below-article-thumbnails’,
placement: ‘Below Article Thumbnails’,
target_type: ‘mix’
});

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM