Infrações: É possível consultar quantos pontos eu tenho na carteira?

Infrações: É possível consultar quantos pontos eu tenho na carteira?

Divulgação Multas podem causar prejuízo financeiro, mas também acumulo de pontos, que podem suspender habilitação

Uma das principais preocupações de quem dirige diariamente são as multas que podem ser aplicadas. Infrações de velocidade acima do indicado, estacionamento irregular, dirigir sem cinto de segurança ou falar ao telefone estão entre as mais comuns. É possível saber quantas multas o condutor possui em sua Carteira Nacional de Habilitação ( CNH ), para recorrer das infrações, se for o caso. Entenda o passo a passo:

Segundo o SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito), a buscar por multas pode ser na habilitação do condutor ou por veículo.

Para realizar a consulta, o interessado deve entrar no  portal de serviços do Senatran e realizar o login com CPF e Senha . Entretanto, é necessário possuir CNH Digital ativa

Uma vez registrado no site, procure pelo campo “Outros serviços” e digite o termo “infrações”. Assim, você será direcionado para a aba específica sobre infrações de trânsito. Então, o usuário poderá consultar as infrações em veículos ou na sua habilitação.

Ao selecionar “ Por infrator ”, o usuário verá as multas em sua habilitação. Em caso de não haver nenhum registro, um alerta amarelo com a mensagem: “ Atenção! Não foram encontradas infrações. ” deverá aparecer na tela. 

Caso o condutor possua algum veículo registrado em seu nome, ao acessar a aba “veículos”, irá aparecer automaticamente. Há também a possibilidade de consultar outros carros ou motocicletas, basta adicionar a placa e o Renavam .

As informações aparecem de forma imediata e o serviço é prestado de forma gratuita.

Entretanto, nos Detrans estaduais o processo é ainda mais fácil de ser realizado. A maioria dos portais possui uma aba “ consultas ” ou “ infrações ” logo na primeira página, o que facilita o acesso.

Nessa página, basta preencher o número da habilitação e CPF. Alguns estados pedem um cadastro prévio e utilização de senha.

Fonte: CARROS.IG.COM.BR