BYD inicia obras em Camaçari e promete mais investimentos no país

BYD inicia obras em Camaçari e promete mais investimentos no país

Reprodução Antes da aquisição do complexo industrial baiano, BYD já contava com fábricas em Campinas e Manaus

A BYD  oficialmente inaugurou o seu complexo industrial em Camaçari (Bahia)que, anteriormente, era de propriedade da Ford . Após longas negociações entre os chineses, governo da Bahia e empresa norte-americana, finalmente a BYD pôde iniciar as obras no local .

Desde outubro do ano passado, a BYD já sinalizava o interesse em assumir as fábricas . Agora, além das reformas e atualizações necessárias, que  são parte do investimento de R$ 3 bilhões que a marca irá realizar no país, a BYD ainda prometeu um novo ciclo de injeção de capital na operação brasileira .

A nova quantia, que ainda não foi divulgada pela marca, irá financiar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador  (BA) e também a ampliação da capacidade  produtiva do complexo de Camaçari. 

Os planos da BYD para o seu complexo industrial no Nordeste consistem em três fábricas: uma para automóveisuma para caminhões e chassis de ônibus elétricos e a terceira para o processamento de lítio e ferro fosfatomaterial utilizado para a produção das baterias dos  veículos híbridos e elétricos da marca.

A produção deve começar somente no fim de 2024 . Na fase inicial, a expectativa é que 150 mil veículos sejam produzidos por ano . Em um segundo momento, planejado para 2025, a marca planeja dobrar a capacidade produtiva .

“Queremos apoiar a Bahia, especialmente a região de Camaçari, a se tornar o Vale do Silício do Brasil. É por isso que vamos construir um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Salvador. Ao mesmo tempo, já estamos trabalhando duro para criar a solução brasileira para nossos carros híbridos plug-in: a combinação de etanol e energia elétrica. Duas fontes de energia limpa para levar o Brasil em direção a um futuro mais verde”, declarou Wang Chuanfu, fundador e CEO da BYD.

A produção local permitirá que a BYD consiga preços menores em seus carros elétricos e híbridos, além de afastar a preocupação com o debate sobre os impostos de importação para carros elétricos . 

Divulgação BYD Song Plus híbrido plug-in é o carro mais vendido da BYD no Brasil em 2023

Atualmente, a alíquota é zeromas o governo federal estuda retornar com o imposto de importação de forma gradativa, até atingir os 35% pagos por veículos a combustão.

O centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador será importante para o desenvolvimento de um motor híbrido flexque deverá equipar o BYD Song Plusprincipal modelo da marca em volume de vendas no país.

Fonte: CARROS.IG.COM.BR