Chega vai promover concentração contra "saque fiscal" no IUC

Chega vai promover concentração contra

Em declarações aos jornalistas, no início de uma iniciativa sobre sem-abrigo, em Lisboa, André Ventura começou por condenar “sem reservas” o ataque com tinta verde ao ministro das Finanças por uma ativista climática, na sexta-feira, mas lamentou que Fernando Medina tenha ironizado que tinha pelo menos uma apoiante pela subida do IUC.

“Foi de muito mau gosto que o ministro tenha brincado com a situação do IUC e um aumento que vai afetar tantas famílias, sobretudo os mais pobres que não conseguem comprar carros mais recentes”, disse.

Por entender que “o Governo deve parar para pensar”, o Chega decidiu “promover uma grande concentração” para tentar, ainda antes da votação do Orçamento do Estado, que o executivo possa, pelo menos, rever o montante dos aumentos.

“Não está definida a data, será em breve”, afirmou, apontando para a sua realização desta iniciativa antes da votação do Orçamento na generalidade, marcada para 31 de outubro.

André Ventura considerou que esta é uma questão “suprapartidária”, dizendo querer sensibilizar pessoas de todo o espetro político e até do PS.

“Do que sei, há dentro do PS alguma preocupação com esta questão pelo impacto na classe média baixa”, disse, esperando que a bancada socialista consiga sensibilizar o Governo para que haja alguma redução dos aumentos previstos.

“Este aumento na verdade é um saque fiscal”, afirmou.

Em causa está uma medida do OE2024 que altera as regras de tributação, em sede de IUC, para os veículos da categoria A de matrícula anterior a 2007 e motociclos (categoria E), determinando que estes deixem de ser tributados apenas com base na cilindrada (como sucede atualmente), passando a ser considerada a componente ambiental.

A subida não pode ultrapassar anualmente os 25 euros.

Leia Também: PSD vai apresentar proposta para eliminar agravamento do IUC

PUB

Dúvidas sobre créditos e/ou seguros? Alie-se à Poupança no Minuto e saiba a informação de que precisa

Toronto com um preço especial!

Lifestyle Viagens 18/10/23

A maior cidade do Canadá está a sua espera.

patrocinado por Betclic

A bola não para e estes são os jogos mais 'apetecíveis' para apostar

patrocinado por Sage

'Dê asas ao seu negócio!' Com as soluções da Sage, a sua empresa crescerá

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Recomendados para si

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM