Home office: Soluções hábeis para decorar espaços de trabalho em casa

Home office: Soluções hábeis para decorar espaços de trabalho em casa

Hoje em dia, o teletrabalho está já perfeitamente integrado nos nossos hábitos laborais – ou pelo menos nos daqueles cuja profissão se compadece com este tipo de regime. À boleia das mudanças que a pandemia de Covid-19 veio impor e da herança que acabou por deixar, muitas entidades patronais optaram por implementar esquemas híbridos de trabalho, permitindo que os funcionários possam ir alternando entre trabalho presencial e remoto, e casando, assim, o melhor de dois mundos.

O teletrabalho, tem, de resto, indesmentíveis vantagens – embora haja correntes que rejeitem esta apologia e destaquem, antes, o que terá de menos bom – podendo, inclusive, ser aplicado de forma transversal em casos particulares, como aconteceu recentemente aquando da realização da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, tendo sido as próprias autoridades do país a apelar à adesão em massa a esta alternativa durante a semana em que o evento decorreu na capital.

Não obstante o teletrabalho estar já incorporado na rotina da grande maioria, não é demais lembrar que importa garantir que temos em casa as condições indicadas para trabalhar – algo que, por vezes, tendemos a negligenciar. Ora, nesta matéria, a decoração tem um peso significativo, pelo que partilhamos um conjunto de propostas da hôma – Happy Home Living pensadas à altura das novas necessidades laborais.

Remediar-se é quanto baste? Já não

Home office. A expressão é inglesa, mas já a adotámos como nossa. Entrou-nos pela vida dentro em 2020 e por cá assentou. Significa, em tradução literal, escritório em casa, que, ironicamente, é o que muitas vezes falha em contexto de teletrabalho: um espaço dedicado para esse fim. Sim, vamo-nos remediando com a mesa da sala, ou até da cozinha, com as respetivas cadeiras, um computador e pouco mais. É quanto baste? Talvez numa situação excecional, mas não a longo prazo.

© hôma  

Há, pois, de abraçar soluções funcionais em casa, que garantam qualidade de vida, pois é disso que se trata. Tudo bem que nem todos disporão de espaço por forma a passar a acolher um escritório em casa enquanto compartimento individual. Mas uma área pensada especialmente para trabalhar, mesmo que numa divisão partilhada, é essencial e, se soubermos jogar com a decoração certa, exequível em grande parte das casas. 

A prioridade número um deverá ser apostar numa secretária de trabalho – pense no alívio que será não ter de ‘montar’ e ‘desmontar’ o escritório que vai tendo ‘plantado’ onde calha, passando a contar com um ‘poiso’ fixo.

© hôma  

Companheira fiel da secretária será uma cadeira – de preferência ergonómica – sendo este um investimento que terá retorno. Afinal, quantas longas horas não irá passar ali sentado a trabalhar? Horas essas que, somadas, podem vir a fazê-lo pagar uma pesada fatura por via de desconforto nas costas, isto caso a cadeira que escolha não seja a mais apropriada.

© hôma  

Por falar em investimentos a olhar para o futuro, ter em conta a importância de que se reveste uma iluminação de secretária adequada é outra ideia seriamente a considerar em prol da saúde dos seus olhos.

© hôma  

Organização e método agradecem-se 

Material de escritório passou também a ser um ‘must-have’ lá por casa. Organização e método agradecem-se e alguns acessórios são essenciais para esse efeito. Diga adeus aos papéis avulso espalhados pela casa, bem como a canetas perdidas, e ganhe o tempo que antes investia em encontrar aqueles documentos mesmo importantes que estavam em paradeiro incerto. Uma papeleira é outra aquisição que faz sentido: pare de acumular e deite fora o que não lhe faz falta. 

© hôma  

Se ir para o lixo não é opção, estar em ‘exposição’, roubando espaço e tornando a área de teletrabalho inestética também não tem necessariamente de ser. Arrumar é a chave e não faltam soluções. Módulos de gavetas, caixas, cestos, puffs com arrumação incorporada, baús, ou até mesmo sacos de arrumação, há propostas para todas as necessidades.

© hôma  

Aliás, existem armários pensados para arrumação que poderão ser a resposta que procura. Um pouco mais sofisticada e oferecendo mais vastas possibilidades, a gama de mobiliário Mix´n modul configura outra opção certeira perante diversos cenários, uma vez que o sistema modular em que se baseia lhe confere uma polivalência singular.

Não descure a estética: Use este aliado estratégico!

Em jeito de remate para decorar o espaço lá de casa consignado ao teletrabalho, uma planta ficará sempre bem – além de selar a decoração com um toque da natureza, torna o ambiente mais acolhedor e contribui ainda – está provado! – para melhorar a produtividade. 

© hôma  

Agora que já tem do seu lado a lista de tudo o que precisa para montar o seu home office, tente não negligenciar o lado estético: nem sempre será fácil fazer com que os vários elementos dialoguem, sobretudo se tiver de inserir a área de teletrabalho numa divisão originalmente criada para outra finalidade, mas pede-se harmonia em termos de decoração para que o espaço funcione.

© hôma  

Neste particular, um biombo poderá ser uma ajuda muito válida, separando fisicamente as zonas de trabalho e de lazer.

Não precisa de procurar muito para descobrir as soluções ideais para decorar espaços de trabalho em casa. A hôma – Happy Home Living reúne nas suas lojas um conjunto de propostas pensadas à altura das suas novas necessidades!

PUB

Seguro de vida: Não está seguro da sua decisão? Transfira o seu seguro de vida e baixe a prestação

Toronto com um preço especial!

Lifestyle Viagens 18/10/23

A maior cidade do Canadá está a sua espera.

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM