"Pico terá passado". Depois de Faro, Bernard chega ao Alentejo e Espanha

O pico do mau tempo “já terá passado” depois de ter fustigado a Madeira e o Algarve e a depressão Bernard dirige-se agora para o Alentejo e para Espanha.

O meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Pedro Sousa, explicou este cenário em declarações à CNN, dando conta de que a depressão “acabou por afetar essencialmente esta zona da costa sul do Algarve” nas últimas horas, estando agora, a precipitação mais intensa a “evoluir um bocadinho para nordeste em relação ao baixo Alentejo, a região do Vale do Guadiana e, depois, em direção em Espanha”.

“Pode-se dizer que o pico já terá passado”, constatou. 

Recorde-se que o IPMA chegou a colocar cinco distritos do sul do país com aviso laranja durante o dia de hoje, devido à passagem da depressão Bernard, alertando para precipitação por vezes forte. Faro esteve mesmo sob aviso vermelho devido à previsão de chuva forte.

Pelas 18h, já só Faro se mantém sob aviso, que passou a amarelo, e apenas para a agitação marítima.

Segundo Pedro Sousa, ainda podem registar-se “rajadas mais intensas na faixa costeira, onde ainda persiste precipitação”, mas já não é esperada tanta “severidade”.

O meteorologista lembrou ainda de que, incialmente, se esperava que esta depressão fustigasse mais a região centro. Contudo nas últimas horas, “percebeu-se de forma mais efetiva o verdadeiro trajeto do sistema e percebeu-se que ele estava mais a sul do que era previsto até há um ou dois dias atrás”.

Nesse sentido, o IPMA procedeu a “um desagravamento dos avisos mais a norte e foi feito um agravamento” mais a sul, “nomeadamente em Faro”.

Antes, Bernard causou o caos nos aeroportos

O mau tempo que se fez sentir no arquipélago da Madeira, durante a noite de sábado e madrugada de domingo, provocou a queda de árvores e galhos no centro do Funchal, mas também obrigou ao cancelamento de 44 voos com destino ou origem no arquipélago (23 chegadas e 21 partidas). Ao todo, cerca de sete mil passageiros foram afetados, mas muitos já foram reencaminhados para voos a realizar este domingo.

Em Faro, o cenário foi semelhante nesta tarde de domingo: vários voos tiveram de divergir e pelo menos seis foram cancelados. O Notícias ao Minuto procurou um ponto de situação nos aeroportos do país junto da ANA – Aeroportos de Portugal, mas tal não foi possível até ao momento.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, até às 16h00 deste domingo, um total de 171 ocorrências ligadas ao mau tempo, a maior parte delas no Algarve (com um total de 130 ocorrências).

As principais ocorrências estão ligadas a quedas de árvores, inundações, limpeza de vias e quedas de estruturas. Pelas 16h30, de acordo com um ponto de situação feito ao Notícias ao Minuto, encontravam-se no terreno 444 operacionais, acompanhados por 177 meios terrestres, a responder a estas ocorrências.

Leia Também: Mau tempo já causou 171 ocorrências este domingo, maioria no Algarve

PUB

Dúvidas sobre créditos e/ou seguros? Alie-se à Poupança no Minuto e saiba a informação de que precisa

Toronto com um preço especial!

Lifestyle Viagens 18/10/23

A maior cidade do Canadá está a sua espera.

patrocinado por Betclic

Para ver… e apostar. Os jogos que vão marcar a semana

patrocinado por Sage

'Dê asas ao seu negócio!' Com as soluções da Sage, a sua empresa crescerá

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Recomendados para si

Fonte: NOTICIASAOMINUTO.COM