Saiba o que a picape Renault Niagara tem para enfrentar Toro e Montana

Saiba o que a picape Renault Niagara tem para enfrentar Toro e Montana

divulgação/Renault A Niagara pode antecipar a próxima geração da Renault Oroch

A Renault  revelou globalmente, nesta quarta-feira (25),  o novo Kardian, o SUV compacto da marca, e aproveitou para apresentar os próximos passos da marca fora da Europa até 2027. Até lá, serão lançados oito veículos que estão dentro do programa “Renalution”apresentado em 2020, que investe mais de € 3 bilhões. Entre eles, está o conceito da nova picape chamada Niagara Concept , que ainda não foi confirmada, sendo tratada como uma forma de mostrar o trabalho de estilo e possibilidade da nova plataforma.

Por ser um conceito inicial, a Renault forneceu poucos detalhes do novo modelo. Mas há informações suficientes para pequenas comparações. Ela é híbrida e possui dimensões próximas da Fiat Toro e Ram Rampagemas sem ficar muito distante da  Chevrolet Montana. 

Divulgação O tamanho da picape da Renault é semelhante da Ram Rampage

A picape conta com 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixo. Em comparação com a Toro, Rampage e Montana respectivamente, temos 4,94/5,02/4,51 metros de comprimento e 2,99/2,99/2,66 de entre eixos. 

A litragem da caçamba não foi divulgada, mas podemos esperar mais de 900 litros de capacidade. As suas possíveis rivais tem 937/984/874 da Toro, Rampage e Montana, nessa ordem. Essas dimensões estão sob a plataforma modular do Kardian. A Renault prevê adiantar outros modelos para o futuro com essa plataforma, que suporta veículos com comprimento de 4 a 5 metros e entre-eixos que vão de 2,60 m a 3 m. 

A mecânica é composta por dois motores, mas com um diferencial considerável. A Niagara conta com a tecnologia E-Tech Hybrid 4×4 com um motor à combustão associado ao sistema híbrido-leve na dianteira e outro elétrico na traseira, que será alimentado por bateria e não corre o risco de descarregar, uma situação que faria o utilitário perder a capacidade de tracionar o eixo de trás. 

A Renault afirma que essa combinação permite cobrir metade dos trajetos diários no modo totalmente elétrico. É uma aposta ousada, uma vez que os sistemas de 48V podem até dar uma ajuda, mas funcionam mais como super alternadores. A resposta pode estar no motor elétrico traseiro, o que a transformaria em uma híbrida plena. Mais ou menos como é o  Toyota Corolla Hybrid. Como exemplo de picape do tipo, temos no mercado o Ford Maverickque recebeu propulsão híbrida em maio deste ano.  

Divulgação/Fiat Atualmente a Fiat Toro tem motor flex e diesel, mas em 2025 é cotado por um propulsor híbrido

A Fiat Toro está planejando usar o mesmo sistema híbrido encontrado no Jeep Compass 4xe ou o  Bio-Hybrid, o novo projeto da Stellantis. Já a Chevrolet também tem planos para desenvolver uma picape compacta totalmente elétrica com um design futurista e esportivo, como relatado pela Automotive News . E a Ram Rampage pode ter motorização híbrida em breve, também com Bio-Hybrid e Bio-Hybrid Plug-in.

A Niagara pode ser produzida na Argentina, em Córdoba, mas sem confirmação. Nada impede que ela seja feita também em São José dos Pinhais, Paraná. Quanto às datas, se confirmado, o projeto poderia ser lançado por volta de 2026.

Fonte: CARROS.IG.COM.BR