“Todos Pelo CENAPE”: Parceiros se mobilizam para realização de uma live e bingo em prol da entidade que precisa de ajuda

Uma das entidades mais queridas de Pimenta Bueno e toda região, o CENAPE (Centro de Atendimento à Pessoas Especiais), completa neste mês de setembro 34 anos de trabalho prestado.


A entidade que depende de doações e voluntários para seguir com a nobre causa, enfrenta em 2020, por conta na Pandemia, uma grande dificuldade em angariar recursos, dentre outros, a tradicional Festa do Milho, a qual arrecada um valor significativo que ajuda no calendário anual teve que ser cancelada, com isso o CENAPE tem um déficit muito grande. Fator que certamente pode impactar em parte dos atendimentos oferecidos pela entidade.

Diante de tal cenário, um grupo de amigos, entidades e empresários tiveram a iniciativa de realizar uma campanha com o tema “Todos pelo CENAPE”, em reunião na sede do CENAPE onde os propositores: Rotary Clube de Pimenta Bueno, Cone Sul e Top Net apresentaram a sugestão de realizar um evento dentro da realidade atual para arrecadar fundos para o CENAPE, de pronto a diretoria da entidade gostou da idéia e a partir daí o projeto começou tomar corpo.

Após debater sobre os moldes de como seria o evento, ficou definido que uma grande live será realizada em dois dias, no sábado dia 26 de setembro com atrações musicais, D’ Lucca, Deivd Rocha e Cleber e Gusttavo, onde será disponibilizado um canal direto para doações.

E no domingo dia 27 onde haverá o sorteio de uma moto 0km doada pelo grupo Cairu e muito outros prêmios doados pelo comércio local. A apresentação fica por conta de Fábio Matias, Márcia Braun e Sérgio Nery. A live será transmitida pela Rede TV Canal 45 de Pimenta Bueno e pelo You Tube Redetv45.

É importante destacar que todas as outras entidades do município que igualmente prestam um serviço de valor inestimável a sociedade se uniram em prol do CENAPE, Associação Rural de Pimenta Bueno, Lions Clube, Casa da Amizade, Exército do Bem, CDL/ACIPB e muitas outras empresas e pessoas a qual o CENAPE faz questão de agradecer.

Além desses parceiros muitos outros já se uniram nesta nobre causa.

Você também pode ajudar comprando as cartelas para concorrer a uma moto ou doando qualquer valor.

Para saber mais e como ajudar entre contato através do telefone 9 8401-4048 (whats).

O CENAPE disponibilizou duas contas para que você possa doar:
Banco do Brasil: Agência 1181-9 Conta Corrente- 21.600-3 Cód do Banco- 222

Sicoob: Cooperativa 3271 Conta- 801-0 Cód do Banco- 756
Cnpj do CENAPE 14.602.395/0001-07

HISTORIA DO CENAPE

O Cenape-Centro de Atendimento às Pessoas Especiais é uma instituição Filantrópica sem fins Lucrativos, que atende Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltiplas, e se mantém através de alguns convênios com o município, estado, federal e principalmente pela comunidade através de doações e eventos promovidos.


A entidade está comemorando seu 34º aniversário, que foi fundada dia 24/09/1986, pela psicóloga Isabella Cabral de Sá, que atendia inicialmente cinco alunos, era apenas uma sala (emprestada), uma mesa, uma maquina de datilografia e um ventilador, doados.

Inicialmente os atendimentos eram apenas na área de psicologia e estimulação precoce.
Aos poucos o CENAPE foi ganhando equipamentos usados e em 1990 passaram a usar o antigo prédio da prefeitura perto da rodoviária
Em meados dos anos 90, levavam os nossos alunos para fazer fisioterapia em Cacoal no Cernic, iam em uma Kombi velha da prefeitura, pois não tinham estrutura nem pessoal para atender.


Em 1992 o então prefeito Reginaldo Monteiro doou para o Cenape o atual terreno onde atualmente está instalada a entidade.

Foi na gestão do prefeito Reginaldo, o qual, a época disponibilizou a servidora Denise Accorsi Tomio Colaço que recebeu o nome da escola. Também cedeu a primeira fisioterapeuta Miriam Yokohama que está no CENAPE até hoje, e alguns professores onde iniciaram os atendimentos pedagógicos.
Passaram pela instituição alguns alunos com deficiência auditiva e visual que hoje se destacam no mercado de trabalho como professores/palestrantes universitários.


O Cenape oferecia os primeiros anos do ensino fundamental, bem como, ensino para deficiência visual e auditiva (Braille/Libras).


Hoje os serviços educacionais prestados pela Escola Denise Accorsi Tomio Colaço são: Educação Precoce, Preparação para o Mercado de Trabalho, AEE (Atendimento Educacional Especializado), EJA (Educação de Jovens e Adultos), PEVI (Programa de Educação para Vida Independente), TGD (Transtornos Globais de Desenvolvimento), TEA (Transtorno Espectro Autista), Comunicação Alternativa, Atendimento Alternativo, Informática, Musicalização, Artes Visuais, Artes Cênicas, Educação Física, no qual participam dos Festivais estadual e nacional e das olimpíadas estadual e nacional; por meio da modalidade de ensino Educação Especial.

A entidade obteve várias conquistas de classificação nos Festivais de Arte Cênicas a nível estadual e nacional, bem como, conquistas relevantes no esporte e olimpíadas em várias categorias.


Atualmente o Cenape realiza em média 750 a 800 atendimentos clínicos mensais na área de saúde, através de convênios com o município e pelas várias ações realizadas pelo Cenape (Jantares/Festa do Milho/ Bingo/ Doações/ e outros eventos), foi ampliado os atendimentos na área da saúde: Fisioterapia/Fonoaudiologia/Psicologia/Assistência Social/Estimulação Precoce. Esses atendimentos são de grande relevância para o município, já que não temos nenhuma outra entidade que ofereça estes atendimentos.

Através de emendas parlamentares, conseguiram veículos adaptados para realização do transporte destes pacientes/alunos, os quais muitos deles necessitam deste meio de transporte para seus atendimentos.


Também foi adquirida uma piscina adaptada, aquecida e coberta, entre varias outras melhorias e aquisições através de emendas parlamentares junto aos parceiros que sempre os apoiam.
A luta é constante, sempre com muitos desafios primando pela inclusão social, autonomia dos assistidos; encaminhamento ao mercado de trabalho, melhores condições de saúde, qualidade de vida e apoio à família sempre, garantindo o direito à cidadania.


Comemorar 34 anos de luta significa um grande presente com varias conquistas, com muito empenho das diretorias, de seus colaboradores, professores e parceiros, passados e atuais.
Esta entidade como não tem fins lucrativos precisa da ajuda de todos, bem como de voluntários; lembrando que toda a diretoria é voluntaria e atuante e muito dedicada à causa.


Temos orgulho desta instituição que presta um grande serviço ao município e até nas regiões próximas.
Nosso lema é:
“sozinhos somos fracos, juntos seremos mais fortes na causa que abraçamos”

DIRETORIA/CENAPE

Pimenta Bueno, 04 de setembro de 2.020.

Da Redação / Fábio Matias